Home » Nutrição » Dica de nutricionista: Aprenda a preparar uma salada no pote

Dica de nutricionista: Aprenda a preparar uma salada no pote

salada-no-pote-caprese-apresentacaoVocê já ouvir falar nas saladas de pote? Se ainda não, essa é uma ótima oportunidade para você começar a se alimentar de forma saudável, sem muito esforço. É uma ideia extremamente prática, fácil e rápido de fazer, além de ficar uma delicia. Afinal, você mesmo pode escolher seus ingredientes e molhos preferidos para deixar sua salada de pote ainda mais de acordo com o seu gosto.

Você pode criar diferentes opções de salada no pote em um dia só e deixar na geladeira por até 5 dias. Ou seja, suas refeições estarão garantidas, principalmente depois de chegar cansada do trabalho ou da academia.

O maior segredo da salada no pote é manter as folhas da salada o mais seca possível. Dessa forma, você não correrá o risco dela começar a ficar feia ou estragar. Por isso, ao montar sua salada, recomenda-se fazer a primeira camada de molho e nas últimas camadas ir acrescentando as folhas.

Nas camadas do meio, você pode acrescentar outros ingredientes que devem ser colocados em ordem, sempre dos mais firmes para os mais delicados e macios. Não se esqueça também de utilizar sempre potes de vidro, pois eles são livres de BPA (ou bisfenol-A) – composto utilizado na produção de plásticos, que é totalmente prejudicial a saúde. Além disso, o vidro ajuda a manter as hortaliças frescas por muito mais tempo.

Como montar uma salada no pote

1º: Comece pelo molho. Faça a primeira camada com o molho de sua preferência. A quantidade varia conforme o tamanho do pote escolhido. Se você optar por um pote de 500 ml, coloque 3 colheres de molho. (Prefira sempre os molhos feitos à base de limão e azeite).

2º: Em seguida, adicione ingredientes que não absorvam o molho, como grão de bico, tomate cereja e cenoura, por exemplo.

3º: Continue colocando as camadas de ingredientes, dando preferência aos legumes e raízes (como batata, por exemplo). Certifique-se de todas as camadas fiquem bem apertadinhas, sem espaço vazio. Quanto menor ar tiver dentro do pote, mais fresquinha sua salada ficará.

4º: E para finalizar a sua salada no pote, acrescente as folhas. Quando colocadas no topo, elas criam uma barreira de umidade e impedem que a salada fique encharcada. Se quiser incluir oleaginosas, queijo e até incluir alguma proteína, como o frango, deixe para acrescentar por último de tudo (no topo das folhas, de preferência na parte da manhã ou no dia em que for consumir a salada).

5º: Lembre-se de manter os frascos de vidro com a salada na geladeira.

Dicas importantes

Para facilitar na hora de fazer as suas refeições, deixe todos os ingredientes cortados em pedaços pequenos. Lembre-se que você não está fazendo uma conserva, essa salada será seu almoço ou um lanche, como preferir. O objetivo da salada no pote é tornar a refeição mais prática que possa ser comida diretamente no pote de vidro, ou seja, nada de usar facas. Portanto, já deixe todos os ingredientes cortados no tamanho ideal.

Mason-Jar-Salads

Notícias Relacionadas


sexta-feira, 9 de outubro de 2015 | Nutrição


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

*