Home » Estética Corporal » Drenagem linfática: conheça tudo sobre a técnica

Drenagem linfática: conheça tudo sobre a técnica

A drenagem linfática é um dos serviços mais procurados por clientes em clínicas de estética, tanto por mulheres como por homens. A razão da procura é uma só: a técnica promete melhoras na estética do corpo, além de benefícios para a saúde. Mas você sabe exatamente como ela funciona e em quais casos é indicada?

Drenagem linfática: uma técnica desenvolvida ao seu favor

estetica-corporal+drenagem-linfaticaA drenagem linfática foi criada na década de 1930 com a proposta de atuar diretamente no sistema linfático. Esse é um sistema do corpo que atua em associação com o sistema circulatório. No entanto, o sistema linfático é único, sendo formado por microvasos presentes em todo o corpo, desenvolvidos para cumprir uma função específica. Portanto, os sistemas circulatório e linfático estão associados, mas são diferentes.

O sistema linfático é o responsável pela criação de um líquido transparente chamado de linfa. A linfa percorre esse sistema, bem pertinho dos tecidos, e é responsável por retirar deles o excesso de fluido. A linfa também remove excesso de gorduras, algumas macromoléculas e contém células dos sistema imunológico que ajudam a realizar a defesa do organismo. Quando funcionando adequadamente, o sistema linfático ajuda a desintoxicar o corpo de substâncias nocivas e desnecessárias.

No entanto, essa linfa pode se acumular em diversas partes do corpo ao longo do tempo, como nas pernas, pés, bumbum e outras regiões. O papel da massagem de drenagem linfática é ajudar esse sistema especializado no seu trabalho de retirar do corpo o excesso de líquidos.

Quando se beneficiar da drenagem linfática?

Não há grandes contraindicações para a realização da drenagem, exceto em casos de pessoas com feridas abertas na pele, problemas de trombose e doenças associadas ao sistema circulatório. Ela pode ser feita com regularidade ao longo de todo o ano, por pessoas saudáveis de todas as idades.

No entanto, por retirar o excesso de líquidos e promover um melhor contorno das formas do corpo, ela é bastante procurada por clientes que desejam resultados estéticos corporais mais visíveis e estão adotando outros cuidados como dietas e exercícios físicos. Por promover uma melhora na oxigenação dos tecidos, a drenagem é perfeita na prevenção da formação da celulite, assim como no tratamento do quadro em seu desenvolvimento inicial.

A técnica também é bastante utilizada por pessoas em processo de recuperação de cirurgias estéticas. Ela ajuda no processo de cicatrização e previne a formação de fibroses e irregularidades no tecido.

Por fim, a drenagem linfática também é muito indicada na gravidez, pois essa é uma fase onde o corpo da mulher retém mais líquido. No entanto, o profissional deve ser habilitado para trabalhar com esse tipo de público.

Quem pode aplicá-la?

Infelizmente, muitas pessoas compram o serviço da drenagem linfática e recebem outro tipo de massagem no lugar. Portanto, é fundamental procurar por fisioterapeutas ou esteticistas que sejam de fato habilitados para aplicar a drenagem. O profissional precisa ter um ótimo conhecimento de anatomia, assim como conhecer o funcionamento do sistema linfático. Procure sempre profissionais competentes! Assim, seu dinheiro é bem investido e os resultados desejados serão alcançados.

Ficou com alguma dúvida sobre drenagem linfática? Venha conversar conosco em uma avaliação gratuita aqui na Vitaclin!

Notícias Relacionadas


sexta-feira, 14 de agosto de 2015 | Estética Corporal, Terapias


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

*