Home » Terapias » Entenda a massoterapia e seus benefícios

Entenda a massoterapia e seus benefícios

massoterapia - massagemO uso de massagens diversas é importante não apenas para relaxar o corpo, mas também para o tratamento de diversos males. Algumas dessas técnicas são verdadeiramente milenares e apresentam cura ou prevenção para casos mais extremos e aparentemente impossíveis de cuidados com medicamentos convencionais. A massoterapia, que você conhecerá um pouco mais no decorrer dessa nossa conversa, é ainda mais completa e, justamente por isso, totalmente indicada para melhoria do seu bem-estar, uma qualidade de vida melhor e eliminar possíveis problemas de saúde.

Entendendo a massoterapia

Explicando de uma forma simplista, a massoterapia é uma terapia feita através de massagens diversas e com funções diferentes, mas que quando trabalhadas em grupo, proporcionam um bem-estar geral no paciente. A técnica pode ser aplicada de uma forma continua ou separada, em cada parte do seu corpo.

Quando é feita a massagem completa, todo o funcionamento do seu organismo é afetado, assim como é possível aliviar tensões do cotidiano. Também é possível fazer a massagem em apenas uma região do corpo, com foco único no tratamento de um problema específico. Das duas maneiras, há muitos benefícios na massoterapia.

Principais benefícios da massoterapia

Tratamento direcionado

Um grande benefício da massoterapia é o tratamento diferenciado ao seu problema. Sempre quando um paciente optar pela técnica, passará por uma consulta com o profissional especializado para que ele veja qual a melhor massagem para o caso. Dessa forma evita que a aplicação não seja a ideal para o problema.

Cuidado contra estresse e depressão

Em muitos casos, a depressão e o estresse não passam de um acúmulo desproporcional de cortisol em seu corpo. Com a massoterapia, o paciente tem a quantidade de dopamina elevada, causando um relaxamento no corpo e um bem-estar considerável.

Redução de dores crônicas

Quem sofre com problemas reumáticos, por exemplo, sabe como é incômodo e que muitas vezes medicamentos de laboratório não resolvem. A massoterapia também beneficia esse quadro da sua saúde corporal. Tanto para problemas reumáticos, como para qualquer tipo de dor crônica, algumas massagens atuam bloqueando a atividade do “portão medular da dor”, uma condução nervosa das suas fibras da dor e que causam esses incômodos.

 

Tipos de massagens aplicadas

Ayurvédica

A massagem ayurvédica trabalha na eliminação de toxinas nocivas que se instalam em seus músculos, principalmente dos pés, cotovelos e mãos. Além de trabalhar dores nessa região, a técnica também é usada como antidepressivo.

Shiatsu

Essa massagem tem como objetivo principal o reequilíbrio físico e energético. Atua através de pressões com os polegares, dedos e palmas, que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano melhorando da imunidade e capacidade autocurativa do organismo, estimulando a circulação sanguínea e a vitalidade e combatendo o stress, problemas de coluna, insônia e problemas psicossomáticos como depressão e ansiedade.

Tuiná

A Tuiná é uma massagem terapêutica que faz parte da medicina tradicional chinesa, baseada na teoria dos cinco elementos que simbolizam os órgãos internos buscando o equilíbrio do paciente, através do estímulo nos pontos e meridianos responsáveis pela circulação da energia vital, bem como pela execução de manobras de massagem nas partes do corpo em geral.

Utilizando a massoterapia como tratamento

Dependendo do problema que você apresenta, a massoterapia pode ser um tratamento obtido em clínicas de estética, salões de beleza ou SPAs. Já para casos mais direcionados e que precisam de um tratamento maior, você deve buscar uma clínica de quiropraxia, consultórios massoterapêuticos, ou consultórios próprios. Nesse segundo exemplo de tratamento, há uma abrangência maior das massagens, pois precisam ter total poder curativo e não apenas estético e para o bem-estar.

Certifique-se também de submeter-se à massoterapia a partir de profissionais especializados na técnica.

 

Você já conhecia a massoterapia? Venha conversara conosco em uma avaliação gratuita para saber qual terapia é mais indicada para você!

Notícias Relacionadas


quarta-feira, 9 de setembro de 2015 | Terapias


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

*