Preenchimento com Hidroxiapatita de Cálcio

O que é a Hidroxiapatita de cálcio?

estetica-facial+preenchimento-facial(01)

A Hidroxiapatita de cálcio é um composto absorvível pelo organismo com as mesmas características de dentes e ossos humanos. Tem como componentes principais o fosfato e cálcio, importantes para a formação proteica no organismo. É composto por micro-esferas suspensas em gel aquoso usado para a aplicação em preenchimentos faciais temporários absorvíveis pelo organismo.

É um procedimento seguro e bastante tolerado pelo organismo, e apresenta-se estável no local de implantação sem o risco de migrar pelo corpo. Uma opção para quem quer resultados mais duradouros e tem dúvidas quanto a preenchimentos definitivos e permanentes uma vez que, o produto permanece por cerca de 2 – 3 anos no organismo, além de estimular a formação de colágeno na região.

Indicações da Hidroxiapatita de cálcio

O preenchimento com Hidroxiapatita de cálcio é usado para quem deseja ou precisa realizar o preenchimento facial com resultados mais duradouros e tem dúvidas quanto a preenchimentos definitivos e permanentes uma vez que, o produto permanece por no máximo 3 anos no organismo, estimulando a formação de colágeno na região progressivamente.

Como possui maior viscosidade (mais duro) que o Ácido Hialurônico é utilizado mais profundamente, sendo indicado principalmente para a perda de volume facial, correção de sulcos da face como o nasogeniano – mais conhecido como bigode chinês (marcas que contornam o nariz e canto da boca), suavizar as rugas ou linhas marionetas (marcas entre o canto do lábio até o queixo), além de ser utilizado no preenchimento de olheiras e sulcos profundos abaixo dos olhos e rejuvenescimento das mãos.

Como funciona?

Pré-Aplicação: Recomenda-se pomada anestésica antes do procedimento para aliviar o desconforto da entrada da agulha.

Na região dos lábios e sulcos nasogenianos recomenda-se um bloqueio anestésico semelhante ao utilizado pelo dentista.

Aplicação: O preenchimento com Hidroxiapatita de Cálcio é realizado sob anestesia local de forma subcutânea, ou seja, feita após a primeira camada da pele, o que não causa ardência e não é tão dolorida quanto o ácido.

Ao ser aplicado, o gel aplicado juntamente com o Hidroxiapatita de cálcio é eliminado pelo organismo gerando uma reação micro-inflamatório que envolve as partículas do polímero e promove a formação de um tecido que o envolve e o mantém no local.

Cuidados Pós-Aplicação: É normal ocorrer o aparecimento de um pequeno inchaço após a aplicação que melhora com aplicação de compressas frias. Podem aparecer manchas roxas (hematomas) e manchas avermelhadas que podem ser disfarçadas com maquiagem ou base, desaparecendo em dois ou três dias. Por se tratar de uma substância absorvida pelo organismo não se corre o risco de ocasionar reações alérgicas ou formar nódulos no local.

Há, porém, a possibilidade de edemas após o preenchimento que demoram um pouco mais, mas o paciente tem condições de retorno à vida normal em menos de 24 horas.

Nos 15 dias após a aplicação é necessário massagear bem o local com movimentos circulares e ascendentes. Após o preenchimento é importante evitar a exposição excessiva ao sol e fazer uso de protetor solar, além de evitar atividades físicas intensas no período de recuperação.

Se for realizada nas mãos, não é indicado massagear o local nem fazer esforços repetitivos, como dirigir longas distâncias ou digitar ao menos no dia da aplicação.

Entre duas a três semanas o paciente deve retornar ao consultório para avaliar os resultados e a necessidade de aplicações e eventuais retoques necessários.

Contraindicações

É contra-indicado para quem tem sensibilidade a Hidroxiapatita de cálcio ou seus componentes, no período de gravidez, susceptibilidade à quelóides, doenças auto-imunes e problemas de coagulação ou uso de anticoagulantes).

Resultados

Os resultados duram cerca de 2 a 3 anos no organismo, sendo mais duradouros que os demais preenchedores absorvíveis. É um composto inerte e permanece brando e flexível, e por ser aplicado na camada subcutânea, adota as características do tecido mole circundante tornando-se praticamente imperceptível o local da aplicação. Pode ser percebido já no momento da aplicação, porém serão melhor avaliados após o período de recuperação.

Número de Sessões

É geralmente realizado em sessão única ou dividido em mais sessões conforme avaliação médica.

Como se trata de um preenchimento absorvível de longo prazo, tem uma duração média de 2 a 3 anos. Podem ser realizadas aplicações periódicas anuais ou com períodos maiores ou menores, dependendo do caso e avaliação médica.

Avaliação e Valores

Somente sob consulta médica