Toxina Botulínica

O que é a Toxina Botulínica ?

A Toxina Botulínica tipo A, mais conhecida como Botox®, é uma neurotoxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium Botulinum amplamente utilizada para promover o relaxamento temporário da contração muscular ocasionada por movimentos repetitivos de expressão – linhas e rugas dinâmicas,entre outras aplicações na medicina.

Para que serve o Toxina Botulínica ?

A Toxina Botulínica serve para diminuir a tensão dos músculos e melhorar a movimentação deles, dando ao rosto uma aparência mais suave, sem tanta contração ao esboçarmos algum tipo de expressão como ao chorar, rir, surpreender-se.

Além de diminuir a contração muscular, há também um efeito compensatório: enquanto um músculo está sem movimento, os outros ficam hiperativos e levantam a pele, suavizando a expressão. A toxina botulínica, na verdade, “desprograma” os nossos vícios de expressão, prolongando sua ação com a repetição das aplicações.

 

Como funciona a Toxina Botulínica ?

Aplicação:A aplicação da Toxina Botulínica é realizada no próprio consultório médico através da utilização de uma agulha muito fina para aplicar o produto no tecido subcutâneo (com ou sem anestésico) em regiões onde costumam haver os pontos de tensões faciais. Esses sinais geralmente começam a aparecer após os 25 ou 30 anos devido à degradação e a diminuição de novas fibras de sustentação da pele.

Pós-Aplicação: Após a aplicação do produto a pessoa deve permanecer relaxada por, no mínimo três horas após a aplicação – tempo para ser fixada no organismo. Após esse período pode-se retornar as atividades habituais no próprio dia.

 

Indicações da Toxina Botulínica

É indicado na estética especialmente para amenizar e prevenir rugas e linhas de expressão causadas pelo movimento repetitivo da pele como na testa (região frontal), entre as sobrancelhas (região da glabela) e ao redor dos olhos onde costumam aparecer os chamados “pés de galinha” (região periorbitária). Pode ser usado também para amenizar a contração da gengiva em casos de sorriso gengival.

As aplicações de Toxina Botulínica  não é indicada em rugas e linhas em outros locais como bigode chinês (sulcos nasogenianos) rugas marionetas (canto do lábio até o queixo) e periorais (acima dos labios), obtendo-se melhores resultados através dos preenchimentos faciais.

 

Resultados e Número de sessões

Os resultados começam a ser perceptíveis após cerca de 72 horas após a aplicação e continuam atuando na pele por até 15 dias, quando adquirem seu efeito máximo. Geralmente duram em média de 4 a 6 meses – tempo que se prolonga com a repetição das aplicações, contudo, o tempo de duração da toxina botulínica depende da pele do paciente, da idade, da dose aplicada e do planejamento do médico.

A toxina botulínica ensina as pessoas a se expressarem de forma correta, sem tencionar de forma brusca a musculatura. Depois da aplicação, o paciente passa a ter movimentos mais brandos e, sem perceber, acaba contribuindo para um efeito mais duradouro do tratamento.

 

Contraindicações

É contraindicado para quem tem sensibilidade a toxina botulínica, no período de gravidez e aleitamento, para quem está tomando antibióticos ou apresente alguma doença neuromuscular e problemas de coagulação ou uso de anticoagulantes.. Também é contraindicada para pessoas idosas que apresentem bastante flacidez da pele, pois com a aplicação da toxina, a musculatura na região relaxa, podendo piorar a flacidez.

 

Avaliação e Valores:

Somente sob consulta médica.