Tratamentos para Flacidez

Principais tratamentos para flacidez da pele

Principais tratamentos para flacidez muscular

Tratamentos coadjuvantes para flacidez

O que é a Flacidez?


Quando falamos sobre flacidez podemos encontrar a flacidez da pele ou tissular e a flacidez muscular. Ambas ocorrem principalmente por volta dos 30 anos onde o corpo começa a perder a firmeza de tecidos importantes.

Flacidez tissular (pele)

A flacidez da pele ou tissular é causada pela perda gradativa das fibras de colágeno e elastina da pele. Sem estas fibras a pele fica flácida, sem sustentação. Todo o corpo sofre com a flacidez, mas algumas áreas são mais suscetíveis como: braços, pernas, glúteos, abdômen e o rosto.

Flacidez muscular

Já a flacidez muscular é ocasionada pelo enfraquecimento do músculo devido a falta de estímulos tanto no corpo como na face.

 

O que causa a flacidez?


Cada metabolismo age de uma forma, porém, no geral, a partir dos 30 anos nosso corpo começa a perder as fibras de colágeno que sustentam a pele, além do sedentarismo e falta de estímulos das fibras musculares ocasionarem a perda muscular corporal e também facial.

Aliada a esta perda gradual, fatores como o tabagismo, exposição excessiva ao sol sem proteção, efeito sanfona (emagrecimento e ganho de peso em sequência), gravidez, alimentação inadequada e predisposição genética aceleram o processo de flacidez tanto da pele quanto dos músculos do corpo.

 

Como prevenir a flacidez?


Hábitos saudáveis são os principais aliados na prevenção da flacidez. A alimentação balanceada, hidratação da pele e do corpo aliada a proteção solar diária e exercícios físicos são hábitos essenciais para quem pretende evitar a flacidez. Já alguns tratamentos estéticos podem ajudar a prevenir a flacidez ao estimular a formação de colágeno antes mesmo dos 30 anos e auxiliar no fortalecimento muscular.

 

E como tratar a flacidez?


O ideal sempre é prevenir, porém em muitos casos onde a pele se encontra flácida é possível recupera-la através de tratamentos específicos para cada tipo (flacidez de pele ou flacidez muscular) e graus de flacidez diferentes. O resgate de hábitos saudáveis também é necessário para que o tratamento seja eficaz.