SAIBA ABSOLUTAMENTE TUDO SOBRE A CRIOLIPÓLISE - VITACLIN


Vitaclin / Blog / Saiba absolutamente tudo sobre a Criolipólise

Saiba absolutamente tudo sobre a Criolipólise

Saiba absolutamente tudo sobre a Criolipólise

Por Daniel Farias dia em Blog


Saiba absolutamente tudo sobre a Criolipólise
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

As principais dúvidas das clientes sobre criolipólise em Curitiba.

Neste texto eu busco esclarecer as principais dúvidas que mais frequentemente eu respondo quando as pessoas me procuram para perca de gordura localizada. Eu mesma teria, talvez, uma coleção de dezenas dúvidas só sobre a criolipólise que chegam até mim em minha clínica aqui em Curitiba.

 

O que é a criolipólise

A criolipólise, conhecida popularmente como lipo sem cortes é um dos vários tipos de tratamentos estéticos realizado com intuito de ajudar a redução de medidas localizadas, redução da gordura localizada. Essa técnica, que ficou muito popular, está fundamentada na intolerância que as células de gordura (adipócitos) têm em relação à baixíssimas temperaturas. Em baixíssimas temperaturas as células que armazenam gordura se rompem e essa ação é estimulada pelo equipamento.

A Criolipólise é um tratamento em que é utilizado um equipamento que literalmente congela as células de gordura, porém que seja eficaz e seguro, deve ser realizado por profissionais capacitados e deve-se utilizar um aparelho certificado, sempre as manutenções em dia. Se isso não for respeitado sua saúde estará em risco.

 

Quanto tempo dura a sessão de criolipólise

A sessão de criolipólise dura cerca de 60 minutos.

 

Como funciona a criolipólise na sala de aplicação

1)   Primeiro o aplicador faz uma sucção para realizar uma prega, fazendo com que o tecido adiposo seja succionado para dentro do aplicador.

2)   Em seguida,  as placas de congelamento laterais do aplicador entram em contato com a pele e começa o resfriamento do tecido adiposo, sua pele está protegida pela manta de criolipólise que deve ser homologada pela ANVISA, então temos o resfriamento de forma seletiva e controlada.

3)   O procedimento levará até 70 minutos e iremos atingir o máximo da apoptose celular (rompimento das células, morte das células). Quando o tratamento é finalizado, a gordura será eliminada gradualmente pelo processo metabólico.

4)   O resultado começa a ser percebido em aproximadamente 15/20 dias e depois de 3 meses aparece o resultado final.

 

 

A Criolipólise é milagrosa

Não, a criolipólise pode atuar com um excelente auxílio na redução da gordura localizada. Temos centenas, talvez milhares de clientes satisfeitas com o tratamento de criolipólise aqui em Curitiba na Vitaclin. Alguns sites dizem e garantem a eliminação de 44% da gordura localizada em apenas 1 sessão de tratamento. A verdade é que isso pode ocorrer sim, mas entenda como é feito esse cálculo. Imagina que uma pessoa tem 1 cm de gordura localizada na avaliação de audiometria. Após se cuidar é plenamente possível chegar a 0,6 cm na mesma medição, o que não significa que ela diminuiu 40% da medida da cintura. Mas se ela fez somente 1 região que é o abdome que efeito isso terá sobre a medida da circunferência corporal¿ Praticamente nenhuma. Por isso o melhor medidor de perca de medida é a foto, porque em geral fica muito visível a perca de medida na região aplicada.  

 

Como sei se Criolipólise é para mim.

A criolipólise tratamento feito com um equipamento de criolipólise indicado para o tratamento de lipodistrofia localizada (gordura localizada).

 

Por que a Vitaclin tem 2 aparelhos de criolipólise, qual diferença.

A Vitaclin é especialista quando o assunto é gordura localizada. Fomos pioneiros em Curitiba. Identificamos com a prática que os aparelhos podem cumprir melhor um ou outro tipo de gordura.

Tanto o Cool Shaping quanto o Cool Tech são baseados na mesma tecnologia e mecanismo de ação (congelamento das células de gordura), o que os difere é a indicação. A prática mostra que o Cool Tech pode ser melhor indicado para perfis de gordura mais compactos, já o Cool Shaping atende melhor aos perfis de gordura mais maleáveis.

 

Qual pré-requisito para fazer Criolipólise:

Gordura localizada: Adipometria mínina de 2 cm (não é indicado criolipólise para gordura globalizada).

 

Em quais regiões é possível aplicar a criolipólise

·        1 região = 1 aplicação = 1 manopla

·        Considera-se como 1 região:

·        Abdômen superior

·        Abdômen inferior (pode ser dividido em direito e esquerdo dependendo do tamanho do Abdômen)

·        Flancos direito

·        Flancos esquerdo

·        Costas direita (subescapular)

·        Costas esquerda (subescapular)

·        Culote direito

·        Culote esquerdo

·        Interno de coxa direito

·        Interno de coxa esquerdo

·        Braço direito

·        Braço esquerdo

 

Como funciona o equipamento de criolipólise

O equipamento possui duas manoplas nos tamanhos P e G. O tamanho da ponteira é determinado baseando-se na medida na prega adiposa (adipometria). O tecido é succionado e permanece acoplado por 60 minutos a -8 graus celsius e a sucção é definida pelo profissional.  Manobras de massagem imediatamente após a criolipólise são capazes de estimular a reperfusão e potencializar os resultados.

 

Como é feito o tratamento da criolipólise

A criolipólise é um procedimento simples e que pode ser realizado em várias partes do corpo, como coxas, abdômen, tórax, quadril e braços, por exemplo. Para fazer a técnica, o profissional passa um gel protetor na pele e depois posiciona o equipamento na região a ser tratada. Assim, o aparelho irá sugar e resfriar essa área até cerca de -7 a -10ºC por 1 hora, que o tempo necessário para que haja congelamento das células de gordura. Após o congelamento, as células de gordura rompem-se e são eliminadas naturalmente pelo sistema linfático.

 

Qual intervalo mínimo entre as sessões de criolipólise

Pede-se um intervalo de no mínimo 60 dias  entre um aplicação e outra de criolipólise na mesma região.

 

Mecanismo de ação da criolipólise:

A criolipólise é o resfriamento localizado do tecido adiposo de forma não-invasiva. Promove a indução da inflamação local causando a morte adipocitária por apoptose.

 

Imediatamente após ao tratamento: não são visíveis alterações no tecido subcutâneo, não há presença de células inflamatórias e as membranas celulares permanecem íntegras.

3 dia: existem evidências de que o processo inflamatório foi estimulado e alguns adipócitos iniciam o processo de apoptose.

14 dia: o pico do processo inflamatório se estabelece. À microscopia, ao redor dos adipócitos, são visíveis histiócitos, neutrófilos, linfócitos e outras células mononucleadas.

Entre 14 e 30 dia: após o tratamento a fogocitose dos lipídios é aparente. Macrófagos e neutrófilos envelopam e digerem conteúdos e resíduos dos adipócitos em apoptose.

60 dia: o processo inflamatório diminui consideravelmente e os septos interlobulares aparecem espessos à microscopia.

90 dia: não são visíveis sinais de característicos de inflamação.

 

Um dos fundamentos que corresponde ao efeito fisiológico da criolipólise é a reperfusão. Após a vasoconstrição severa gerado pelo resfriamento prolongado e a compressão mecânica sobre os vasos através do vácuo, o fenômeno da reperfusão determina a restauração do sangue gradualmente na área isquêmica tratada ocorrendo após o procedimento da criolipólise. O restabelecimento de sangue oxigenado na área resfriada produz uma matriz de radicais de oxigênio reativo causando oxidação, com capacidade de estimular a perda de tecido adiposo.

 

Contraindicações da Criolipólise: 

• Indivíduos que apresentem flacidez tissular ou estrias no local da aplicação (sob avaliação): não é uma contraindicação absoluta mas deve ser avaliado;

• Indivíduos obesos (gordura regionalizada ou gordura visceral);

• Crioglobulinemia paroxística ao frio;

• Hemoglobinúria e urticária ao frio;

• Cicatrizes na região a ser aplicada (sob avaliação): não é uma contra-indicação absoluta mas deve ser avaliado;

• Gravidez e lactação;

• Hérnia umbilical ou inguinal no local da aplicação,

• Lesões inflamatórias ou infecciosas na pele na região da aplicação

• Doenças neurológicas como a esclerose múltipla, a neuralgia pós-herpética, em virtude ao resfriamento poderia acentuar a situação neurológica provocando um

forte incômodo.

• Angiodema hereditário;

• Diabetes descompensada.

• Trombofilia ou varizes na região aplicada;

• Anemia hemolítica autoimune, anemia falciforme exposta ao frio;

• Histórico de tumor ou câncer no local de aplicação.

 

Resultados esperados:

Perda de até 20 % de gordura localizada;
Redução de medidas.

 

Criolipólise e seus efeitos colaterais

O pico do procedimento inflamatório ocorre por volta do 15 dias (onde inicia a eliminação dessas células) regredindo até 90 dias. Os resultados podem ser vistos a partir do 30 dias se estendendo para o prazo de 90 a 120 dias. Durante esse período de processo inflamatório é possível sentir alguns desconfortos da área tratada, tais como:

- Moderado eritema que pode durar de alguns minutos até algumas horas;

- Edema decorrente da sucção e inflamação do tecido que pode apresentar maior no pico de inflamação no 15 dia;

- Equimoses localizadas que desaparecem em algumas semanas;

- Alteração da sensibilidade que pode durar de 1 a 8 semanas;

- Dor no local que pode durar de 7 a 21 dias e está associada com a hiperalgesia, à lesão transitória dos nervos, a regeneração ou uma paniculite mais resistente.

 

Outros efeitos colaterais incomuns da criolipólise:

- A formação de nódulos inflamatórios é uma infiltração nodular inflamatória podendo acontecer em poucos dias após o procedimento permanece por volta de vinte e cinco dias.

- Muito raro: hiperplasia adiposa paradoxal pós-criolipólise é uma evolução anormal de gordura subcutânea na região realizada o tratamento. Esse processo não há resolução espontânea da hiperplasia. Mais comumente encontrado entre homens adultos.

 

Quais cuidados durante o tratamento da criolipólise  

- Não realizar atividade física nas primeiras 72 horas após a realização do procedimento;

- Nas primeiras 24 horas não utilizar nada quente na área tratada, ex.: banhos quentes ou compressas.

- Evitar exposição solar direta por pelo menos 15 dias ou na presença de equimoses (hematomas) não se expor ao sol.

- Qualquer outro procedimento estético pode ser realizado somente 28 dias após a aplicação a fim de não cessar a inflamação local;

 

Posso fazer atividade física após a aplicação de criolipólise

Atividade física regular, exercícios aeróbicos principalmente.

Paiva e Mejia (2014) relatam que a criolipólise não irá causar sobrecarga hepática devido a lipólise, entretanto, recomenda-se atividades físicas regulares.

 

O que é recomendado comer após a criolipólise

Recomendamos acompanhamento nutricional com pessoa devidamente habilitada para avaliar caso a caso, podemos dizer que, em geral e a princípio, a cliente deve buscar uma alimentação balanceada, evitar industrializados, frituras, açúcar refinado.

 

Há alguns procedimentos complementares à criolipólise

Há uma infinidade de associações possíveis que podem acelerar o processo de redução de medidas, coisas simples como uma drenagem linfática após 28 dias (se a pessoa tiver indicação) é apenas um exemplo. Procure fazer sua avaliação de criolipólise em locais que tenham várias combinações porque às vezes uma associação pode lhe trazer muito mais satisfação do que somente a criolipólise. As associações dependem da indicação de cliente para cliente e deve ser feita por profissionais.

 

Algum medicamento deve ser evitado quando faço criolipólise

Evitar o uso de anti-inflamatórios ou corticoides  (avaliar o motivo pelo o qual o paciente está administrando e liberação médica). Sempre a palavra do médico deverá ser respeitada.

 

Quantas sessões de criolipólise posso fazer

Varia de paciente para paciente, porém como regra geral, recomenda-se realizar no máximo 5 regiões por pacote.

 

Precisa fazer alguma manutenção de criolipólise

Caso haja indicação, repetir este protocolo na mesma região após 2 a 3 meses, faça uma nova avaliação.

 

A criolipólise dói?

A criolipólise não é considerado um procedimento dolorido. O que verificamos com a prática é que pode ser sentido uma pequena dor no momento em que o aparelho é acoplado em sua pele, ou no momento em que sua pele é sugada pelo aparelho. As pacientes relatam que dá a sensação como se fosse a de um “beliscão” mais forte. Porém essa sensação passa logo depois. Entendemos que a sensação passa devido à anestesia da pele causada pela baixa temperatura.

É importante você ler mais sobre essa mesma questão na aba mecanismo de ação e Efeitos colaterais da criolipólise. Por já termos abordado isso nessas sessões vamos abordar aqui o que a maioria das clientes sentem e o que a prática de anos de aplicação nos ensina. Mas recomendamos fortemente que você se aprofunde mais sobre nessas sessões, ou fale com nossas especialistas sobre o assunto.

 

 

 

Criolipólise dói após a sessão

Após a aplicação a pele pode ficar um pouco avermelhada e inchada, e por isso, por isso é feito uma massagem local para aliviar o desconforto e melhorar a aparência. A região onde foi aplicada a criolipólise fica como um “picolé”, dura, congelada, mas não precisa se preocupar, isso é normal.

A região tratada pode ficar dolorida durante as primeiras horas, mas isto não causa grande desconforto.

É importante você ler mais sobre essa mesma questão na aba mecanismo de ação e Efeitos colaterais da criolipólise. Por já termos abordado isso nessas sessões vamos abordar aqui o que a maioria das clientes sentem e o que a prática de anos de aplicação nos ensina. Mas recomendamos fortemente que você se aprofunde mais sobre nessas sessões, ou fale com nossas especialistas sobre o assunto.

 

Quais os riscos da Criolipólise em Curitiba

Olha eu quero ser muito sincera com você. A Vitaclin tem mais de 23 anos de mercado (desde 1996) e começamos aplicar a criolipólise praticamente quando ela chegou no Brasil. Temos 2 maquinas próprias para suprir a demanda que é enorme. Nossas mantas não são reaproveitadas e são mais caras porque são autorizadas pela ANVISA. Nossas máquinas são sempre reguladas conforme orientação do fabricante. Não temos casos de lesões a clientes. Assim como tudo na estética a Crio tem seus riscos e isso tem que ficar claro. Não somos perfeitos nem infalíveis. Mas você estará em grandes riscos se fizer criolipólise sem os cuidados necessários, principalmente quando o aparelho está desregulado ou quando é utilizado de forma inadequada (geralmente são aparelhos locados) e aplicados com preços muito abaixo do mercado. Sabemos que houve muito descaso com a saúde das pessoas na aplicação da Crio. Sabemos que em alguns locais houve queimaduras graves que necessitaram de avaliação médica. Esse tipo de complicação da criolipólise é rara, mas pode acontecer e ser facilmente contornada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter


Cada detalhe faz a diferença! Acompanhe o Blog da Vitaclin e confira as melhores dicas de estética, beleza, cirurgia plástica, saúde e alimentação!



Vitaclin
Vitaclin
Vitaclin
ATENDIMENTO ON-LINE LIGUE AGORALIGUE AGORA 41 3026.2626
AGENDE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Agende sua Avaliação Grátis e saiba mais sobre estes e outros tratamentos de Estética Avançada Vitaclin.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS


Receba nossas
novidades e ofertas




MAIS BUSCADOS

Limpeza de pele por hidrossucção
Toxina Botulínica
Peeling de Ácido Retinóico
Celulite
Acne
Depilação a Laser
Gordura na Axila
Carboxiterapia

MAIS ACESSADOS

Vita Lipo
Preenchimento com Ácido...
Estrias
Calvície tem Solução na...
Rugas
Luz Pulsada
Escleroterapia
Mesoterapia

PROCEDIMENTOS

Estética Facial
Estética Corporal
Spa/Massagem
Depilação a laser

INSTITUCIONAL

Sobre Nós
Fale Conosco

AVALIAÇÃO GRATUITA

41 3026.2626
41 98777.0003


Av Sete de Setembro, 5881 Batel, Curitiba - PR