DRENAGEM LINFÁTICA - VITACLIN

Drenagem Linfática

VitaclinEstética CorporalDrenagem Linfática

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é um eficiente tratamento para inchaço e retenção de líquidos. Saiba mais sobre os benefícios desse procedimento!

Informações básicas

• O que é drenagem linfática?

Drenagem Linfática

Antes de saber o que é drenagem linfática, é importante entender o que é e como funciona o sistema linfático. De modo geral, o sistema linfático consiste em uma rede complexa de vasos que transportam fluidos pelo corpo.

A função do sistema linfático é levar o excesso de fluidos acumulados nos tecidos e nos órgãos para a corrente sanguínea. A chegada de fluidos ocorre de maneira mais intensa do que o processo de saída.

A drenagem linfática é um tipo de procedimento estético, manual e indolor, que é realizado com o objetivo de promover o transporte desse líquido transparente que circula pelos vasos linfáticos (conhecido como linfa) com mais agilidade.

Dessa forma, é possível estimular a eliminação dos líquidos e das toxinas que ficam contidos entre as células do corpo, causando inchaços e desconfortos, especialmente nas pernas e no abdômen.

• Quando a drenagem linfática é indicada?

A drenagem linfática é indicada para os pacientes que sofrem com a retenção de líquidos, mulheres grávidas, no pós-operatório de algumas cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.

Além disso, a drenagem linfática é um tratamento estético bastante eficaz no combate a celulite, para pacientes que sofrem com sinusite, rinite, otite, enxaqueca, TPM e problemas circulatórios.

A realização da drenagem linfática também é indicada como parte do tratamento para artrose, artrite, tendinite, gota, intestino preguiçoso, pernas cansadas, envelhecimento cutâneo e varizes.

Sobre o tratamento

• Como funciona a drenagem linfática?

Drenagem Linfática

Para realizar a drenagem linfática, o terapeuta responsável executa a repetição intermitente de movimentos lentos, suaves e unidirecionais a partir da pressão das mãos em locais específicos do corpo.

A drenagem linfática também pode ser realizada na região do rosto. Nesse caso, é preciso ter mais cuidado com a fragilidade da pele. O objetivo é promover uma estimulação do metabolismo, diminuindo o inchaço e estimulando a produção de colágeno.

A eficiência da drenagem linfática está diretamente relacionada ao trajeto dos movimentos realizados pelo terapeuta. É preciso seguir o trajeto dos vasos linfáticos, respeitando o sentido do gânglio linfático.

• Quais os benefícios da drenagem linfática?

A drenagem linfática é um tratamento estético que se mostra bastante eficiente, apresentando resultados satisfatórios em diversas situações, como na redução no acúmulo de toxinas e líquidos retidos no corpo.

Entre os principais benefícios, destacam-se: prevenção de celulites, melhora na circulação sanguínea, eliminação da sensação de inchaço, ativação do metabolismo e, até mesmo, redução de medidas.

• Quanto tempo dura a sessão de drenagem linfática?

Uma sessão de drenagem linfática tem duração média de 50 minutos. No entanto, esse prazo pode sofrer variações referentes ao local onde será realizado o procedimento.

Da mesma forma, o número de sessões adequado também varia. De modo geral, são necessárias de 10 a 20 sessões por pessoa. A frequência é de duas a três vezes por semana.

Perguntas frequentes

Drenagem Linfática

• Quanto custa a sessão de drenagem linfática?

Para saber exatamente quanto custa uma sessão de drenagem linfática é preciso consultar uma clínica ou profissional especializado. O valor cobrado pode variar por razões diversas.

• Quais as contraindicações para a drenagem linfática?

A realização da drenagem linfática não é indicada para pacientes com infecções e com risco vascular (insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão). Consulte um médico antes de realizar o tratamento.

No caso da trombose, por exemplo, a drenagem linfática acaba estimulando a circulação sanguínea e, consequentemente, a movimentação dos coágulos sanguíneos característicos da trombose.

Essa movimentação dos coágulos pode resultar em tromboembolismo, unificação da embolia pulmonar e obstrução das artérias do pulmão. Essas consequências podem ser fatais.

• Quais os cuidados após a drenagem linfática?

Após uma sessão de drenagem linfática não existem recomendações específicas. O procedimento normalmente não causa dores e desconfortos. A recuperação é imediata, sendo possível retomar as atividades logo em seguida.

• A drenagem linfática emagrece?

A drenagem linfática é um procedimento estético que ajuda na eliminação de toxinas e líquidos retidos no organismo. Durante o processo, não ocorre perda de gordura que caracteriza o emagrecimento.

No entanto, a drenagem linfática pode ser combinada a outros tratamentos que são específicos para um emagrecimento saudável, como uma alimentação saudável e balanceada, além da prática de exercícios físicos.

• Drenagem linfática é eficaz no combate a celulite?

Drenagem Linfática

Sim. A drenagem linfática promove a eliminação dos líquidos retidos no organismo, que é uma das principais causas para o surgimento das celulites. A eliminação dos líquidos permite uma melhora na oxigenação dos tecidos, evitando o surgimento dos nódulos característicos da celulite.

• A drenagem linfática é perigosa para quem possui problemas venosos?

Sim. A drenagem linfática não é indicada para pacientes que sofrem com problemas venosos como, por exemplo, a trombose. No entanto, é importante consultar um médico especializado para ouvir as orientações adequadas.

• A ingestão de água potencializa os resultados da drenagem linfática?

A ingestão de água é fundamental para o funcionamento do metabolismo. Seja antes ou após a realização da drenagem linfática, a água auxilia na eliminação dos líquidos retidos e das toxinas presentes no organismo.

• Cremes e óleos são necessários durante a drenagem linfática?

O uso de cremes e óleos de massagem durante o procedimento pode facilitar a execução das manobras. Apesar disso, fica a critério do terapeuta a utilização desse tipo de produto durante a execução da drenagem linfática.

• Grávidas podem fazer drenagem linfática?

Drenagem Linfática

Não só podem como devem. A drenagem linfática é um dos procedimentos estéticos mais indicados para mulheres durante a gravidez. Afinal, a gestação é um período que facilita a retenção de líquidos no organismo.

• A drenagem linfática aumenta a vontade de urinar?

Drenagem Linfática

O aumento na vontade de urinar após a realização da drenagem linfática não é uma regra. Como o procedimento atua na remoção dos líquidos e toxinas retidas (através do suor e da urina), pode acontecer.

• Qual é melhor: a drenagem manual ou a drenagem com aparelhos?

A duas formas de aplicar a drenagem linfática são eficientes e apresentam bons resultados. Entre eles, a ativação da circulação sanguínea e a melhora na oxigenação dos tecidos.

Apesar disso, a drenagem linfática manual ainda é a mais recomendada e executada em clínicas estéticas. A drenagem manual possibilita que o terapeuta observe com mais precisão as regiões com mais nódulos, inchaço e edemas.

• Quem sofre com TPM pode fazer drenagem linfática?

Sim, pode. A drenagem linfática apresenta excelentes resultados entre os pacientes que sofrem com os efeitos da TPM (tensão pré-menstrual). Além de atuar na liberação de líquidos e toxinas presentes no organismo, a drenagem alivia o inchaço e auxilia no controle da ansiedade.

• Drenagem linfática causa íngua?

Não. A íngua é um aumento nos gânglios linfáticos ou linfonodos. Esse aumento dos gânglios ou linfonodos é resultado de processos inflamatórios ou infecciosos e não tem relação com a drenagem ou outros procedimentos.

• Quais profissionais estão aptos a realizarem a drenagem linfática?

A drenagem linfática é um procedimento que pode ser realizado por profissionais habilitados, como esteticistas, fisioterapeutas e massoterapeutas. De toda forma, é preciso avaliar a qualificação e a experiência do profissional.

• Como potencializar os resultados da drenagem linfática?

A drenagem linfática não faz milagres. Quando aplicada de forma avulsa, os resultados obtidos após a aplicação da drenagem podem regredir. Por esse motivo, é preciso que os pacientes fiquem atentos aos próprios hábitos.

Para garantir a saúde e a qualidade de vida, é importante aliar a drenagem linfática a uma alimentação balanceada. A redução na ingestão de sódio, por exemplo, contribui para evitar a retenção de líquidos.

Além disso, é essencial ingerir bastante água. A água melhora o funcionamento do organismo e auxilia na eliminação das toxinas e dos líquidos acumulados. Por último, pratique atividades físicas regularmente.

• Por que a drenagem linfática é indicada no pós-operatório?

É muito comum que a drenagem linfática seja indicada para os pacientes submetidos a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. O objetivo é acelerar o processo de recuperação.

Nesses casos, a drenagem linfática é realizada para estimular a circulação linfática, aliviar dores causadas pela cirurgia, diminuir hematomas e reduzir fibroses (cicatrizes formadas após cirurgias).

A drenagem linfática do tipo manual é a mais indicada para os pacientes passando por pós-operatórios. O procedimento também favorece a hidratação, a nutrição celular e a captação de oxigênio.

• Em quais partes do corpo a drenagem linfática é realizada?

A drenagem linfática é uma técnica que pode ser realizada em diferentes regiões do corpo, como braços, pernas, barriga, couro cabeludo e na face. No entanto, cada região necessita de movimentos de massagem específicos.

Na região das pernas, por exemplo, os movimentos executados pelo terapeuta passam pela parte posterior dos joelhos, das coxas e da virilha. Na região da barriga, os movimentos devem seguir na direção da virilha.

No caso dos braços, o sentido é o das axilas. É importante lembrar que, independente da região massageada, todos os movimentos respeitam o sistema linfático e o gânglio linfático do paciente.

• A drenagem linfática elimina as causas da retenção de líquidos?

Não. A drenagem linfática é um tratamento que atua, principalmente, nos sintomas relacionados ao acúmulo de líquidos e toxinas no organismo. No entanto, não possui atuação nas causas do problema.

Problemas de pressão, nos rins, sedentarismo, alimentação inadequada, desequilíbrios hormonais e inflamações são alguns dos responsáveis pelo acúmulo de líquidos e toxinas no organismo.

A retenção de líquido e o inchaço podem ser sintomas de uma série de problemas de saúde. Por esse motivo, além da drenagem linfática é importante consultar um médico especializado para que ele possa avaliar o caso.

• A drenagem linfática fortalece o sistema imunológico?

De certa forma, sim. A drenagem linfática atua na eliminação de líquidos e toxinas nocivas ao organismo. A eliminação dessas substâncias, por sua vez, promove a regulação e o fortalecimento do sistemas imunológico e metabólico.

Além disso, os movimentos executados durante a drenagem agem estimulando a produção e a renovação das células, especialmente as que são responsáveis pelo sistema de defesa do organismo.

• É verdade que a dor de cabeça melhora com a drenagem linfática?

Dependendo do caso, sim. A drenagem linfática promove a eliminação de uma série de substâncias tóxicas ao organismo. Essas substâncias podem ser as responsáveis pelo surgimento da dor de cabeça.

O efeito relaxante, resultado das técnicas de massagem aplicadas durante a execução da drenagem linfática, também é benéfico em casos de dores e cefaleia tensional.

• Drenagem linfática é a mesma coisa que massagem?

Durante a execução de uma drenagem linfática o profissional responsável pode fazer uso de movimentos semelhantes aos que são utilizados durante outros tipos de massagens mais convencionais.

No entanto, massagem e a drenagem são consideradas procedimentos distintos. A drenagem linfática, ao contrário da massagem, não promove vasodilatação arteriolar superficial (hiperemia).

Além disso, a drenagem linfática utiliza pressões manuais que são extremamente suaves e lentas. Por esse motivo, não deve ocasionar dor e desconfortos aos pacientes submetidos ao procedimento.

• Drenagem linfática é eficaz durante a menopausa?

A menopausa consiste no período onde a mulher para definitivamente de menstruar. A suspenção definitiva da menstruação resulta na ausência de produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona.

A falta desses hormônios, por sua vez, traz uma série de consequências às mulheres. Entre elas, é possível destacar como exemplos: ondas de calor, sudorese, alterações no sono, secura vaginal, diminuição da libido e oscilações de humor.

Essas variações na produção de hormônio, os sintomas decorrentes delas e os efeitos colaterais provocados pelos tratamentos adequados (reposição hormonal) podem facilitar a retenção de líquidos e o inchaço.

Dessa forma, é possível dizer que a drenagem linfática pode trazer benefícios para as mulheres durante esse período de mudanças e adaptações naturais ao organismo.

• Drenagem linfática combate a acne?

A drenagem linfática não atua diretamente no combate a acne. No entanto, o procedimento atinge camadas profundas da pele, sendo responsável por promover a eliminação de toxinas e estimular o metabolismo.

A eliminação das toxinas e a estimulação do metabolismo acabam melhorando o aspecto geral da pele, o que pode favorecer tratamentos realizados especificamente para controlar a oleosidade e o surgimento de cravos e espinhas.

• Drenagem linfática reduz medidas?

drenagem linfática

De certa forma, sim. O inchaço característica da retenção de líquidos acomete regiões como panturrilha, coxas, quadril e abdômen. A drenagem linfática promove a eliminação desses líquidos e a diminuição do inchaço.

A diminuição do inchaço pode auxiliar na redução de medidas nessas regiões. Contudo, é preciso lembrar que esse não é o principal objetivo da drenagem linfática corporal.






ATENDIMENTO ON-LINE LIGUE AGORALIGUE AGORA 41 3026.2626
AGENDE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Agende sua Avaliação Grátis e saiba mais sobre estes e outros tratamentos de Estética Avançada Vitaclin.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS


Receba nossas
novidades e ofertas




MAIS BUSCADOS

Limpeza de pele por hidrossucção
Toxina Botulínica
Peeling de Ácido Retinóico
Celulite
Acne
Depilação a Laser
Gordura na axila
Carboxiterapia

MAIS ACESSADOS

Vita Lipo
Preenchimento com Ácido...
Estrias
Calvície
Peeling medios
Rugas
Luz Pulsada
Escleroterapia

PROCEDIMENTOS

Estética Facial
Estética Corporal
Spa/Massagem
Depilação a laser

INSTITUCIONAL

Sobre Nós
Fale Conosco

AVALIAÇÃO GRATUITA

41 3026.2626
41 98777.0003

Av Sete de Setembro, 5881 Batel, Curitiba - PR