OLHEIRAS - VITACLIN

Olheiras

VitaclinEstética FacialOlheiras

Olheiras

Saiba mais sobre as causas das olheiras e como acabar com essas manchas indesejadas!

Informações básicas

Olheiras

• O que são olheiras

As olheiras são manchas escurecidas que surgem na região ao redor dos olhos. Essas manchas podem ser causadas pela concentração de vasos sanguíneos na pele ou pelo excesso de melanina acumulada na região das pálpebras inferiores.

Além das manchas escurecidas (que podem variar em tons amarronzados e arroxeados), as olheiras podem ocasionar inchaço na região dos olhos. Como resultado, a expressão fica mais cansada e envelhecida.

• Principais causas das olheiras

Muitas pessoas associam a presença de olheiras como sinal de cansaço e falta de sono. Mas, é importante lembrar que uma das principais causas para o surgimento das olheiras é a genética.

Alguns grupos étnicos são mais propensos a desenvolverem o problema. No entanto, hábitos como fumo, consumo de bebida alcoólica, estresse e privação de sono favorecem o aparecimento das manchas.

• Quais os tratamentos para olheiras

O tratamento para olheiras pode variar de acordo com o tipo e a profundidade das manchas e do inchaço na pele. De modo geral, os tratamentos consistem na utilização de cremes clareadores, uso de laser e aplicação de preenchedores.

É importante consultar um médico especializado, para que o profissional possa avaliar o caso e indicar o tratamento mais adequado. Entre os tratamentos utilizados, é possível citar a luz pulsada, os preenchimentos e a carboxiterapia.

• Prevenção para olheiras

Para prevenir o aparecimento das olheiras, é preciso evitar o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcóolicas. Além disso, uma boa noite de sono e o uso de protetor solar podem eliminar ou diminuir a aparência das manchas.

• Tipos de olheiras

Olheiras

As olheiras podem ser divididas em 4 tipos principais: as olheiras vasculares, as olheiras pigmentares, as olheiras profundas e as olheiras do tipo mista, sendo que cada uma possui uma causa e uma aparência distinta.

• Olheiras vasculares

As olheiras conhecidas como vasculares possuem uma coloração em tons arroxeados, azulados ou avermelhados. A causa para esse tipo de olheira é o aumento da vascularização no local.

• Olheiras pigmentares

No caso das olheiras pigmentares, a tonalidade das manchas é amarronzada, resultante do acúmulo de melanina na região. Esse tipo de olheira é mais comum em peles morenas e negras.

• Olheiras profundas

Já as olheiras profundas são resultado de condições genéticas, como a estrutura óssea e a falta de tecido no local. No entanto, fatores como o envelhecimento e o emagrecimento podem ressaltá-las.

• Olheiras mistas

As olheiras mistas são chamadas dessa forma porque são resultado de uma série de fatores. Desse modo, acabam adquirindo um pouco das características das olheiras vasculares, das pigmentares e das olheiras profundas.

Sobre os tratamentos

Olheiras

A escolha do tratamento mais adequado para olheiras pode variar de acordo com o tipo de mancha e a pele do paciente. Em alguns casos, a combinação de um determinado procedimento e a aplicação de cremes pode ser bastante eficaz.

Em relação à duração dos procedimentos, é possível dizer que as aplicações levam entre 20 e 30 minutos e o número de sessões necessários pode variar para cada pessoa.

De modo geral, os tratamentos mais utilizados para eliminar ou diminuir o aspecto das olheiras são: a utilização de dermocosméticos clareadores, a aplicação de peelings clareadores, a carboxiterapia, a luz pulsada e o preenchimento.

• Tratamento com dermocosméticos clareadores

Olheiras

A utilização de dermocosméticos clareadores é um tipo de tratamento indicado em casos leves e iniciais de olheiras. Além disso, são utilizados para a manutenção dos resultados que foram obtidos em outros tipos de tratamentos.

As substâncias encontradas nesse tipo de produto têm como objetivo promover a quebra dos pigmentos que escurecem a pele. Desse modo, é possível atenuar as manchas e o aspecto cansado que são ocasionados pelas olheiras.

O tipo de dermocosmético utilizado durante o tratamento pode variar de acordo com o tipo de pele do paciente. Por isso, é preciso consultar um dermatologista para que o profissional possa avaliar o paciente e indicar o produto mais seguro.

• Tratamento com peelings

Olheiras

O tratamento para olheiras a base de peeling consiste na renovação das células da pele por meio de uma descamação. O procedimento pode ser do tipo físico (descamação mecânica) ou do tipo químico (aplicação de agentes químicos).

O peeling é um tratamento que alivia rugas, linhas de expressão e, assim como os dermocosméticos, possui uma ação clareadora. O resultado obtido é observado com uma significativa melhora na aparência da pele e das olheiras.

• Tratamento com carboxiterapia

Olheiras

A carboxiterapia é um tratamento para olheiras que consiste na introdução de gás carbônico do tipo medicinal na região das pálpebras onde ficam as manchas e o inchaço. A substância é aplicada com uma agulha extremamente fina.

O gás carbônico é injetado na camada inferior à derme, para que haja diretamente na redução do volume que é provocado pelos vasos sanguíneos que ficam localizados ao redor dos olhos.

A carboxiterapia é um tratamento dividido em sessões, que podem variar de duração de acordo com o tipo de olheira e a profundidade das manchas e do inchaço apresentados na pele.

• Tratamento com luz pulsada

Olheiras

O tratamento com luz pulsada tem como objetivo eliminar os sinais causados pelas olheiras utilizando a emissão de luz e calor, baseado na distribuição de energia nos locais onde são aplicados.

O método promove a emissão de um feixe de luz sobre a região das olheiras, combatendo os pigmentos que deixam a pele escurecida. A luz pulsada também estimula a produção de colágeno, que diminui a flacidez da pele e reduz os sulcos e inchaços.

O tratamento com luz pulsada não é considerado invasivo (pois não envolve cortes nem a penetração de instrumentos na pele), mas deve ser realizado com segurança. O paciente e o profissional devem utilizar um óculos de proteção.

• Tratamento com preenchimento da pele

Olheiras

O tratamento com preenchimento consiste na aplicação de substâncias dentro ou abaixo da pele dos pacientes. O objetivo é elevar a pele e diminuir a sua profundidade, o que corrige depressões e suaviza o aspecto das olheiras.

Os tipos de substâncias utilizadas durante o preenchimento para olheiras também podem variar. De modo geral, o ácido hialurônico é a substância mais utilizada no tratamento das manchas e do inchaço.

O ácido hialurônico é uma substância que atrai as moléculas de água, estimulando a formação de colágeno na região aplicada. Dessa forma, é possível evitar o surgimento de rugas e flacidez.

• Cuidados após o tratamento

Após a realização do tratamento, é fundamental que os pacientes sigam as orientações do profissional responsável. É importante fazer uso de filtro solar e evitar a exposição solar por tempo prolongado.

Em alguns casos, é normal que o paciente apresente um leve inchaço após o procedimento. Caso note alguma alteração que fuja do normal, é fundamental buscar orientação de um profissional.

Dúvidas frequentes

• A genética causa olheiras?

Alguns grupos étnicos são mais propensos a apresentarem manchas escuras ao redor dos olhos, mas a genética não é o único fator envolvido no aparecimento das manchas escuras ao redor dos olhos.

De modo geral, é possível dizer que o estilo de vida e os maus-hábitos (consumo excessivo de bebidas alcóolicas, o tabagismo, exposição ao sol e sono desregulado) são os principais causadores dos tipos de olheiras mais comuns.

• Olheiras podem indicar outras doenças?

Sim. Em alguns casos, pacientes com quadros de anemias, rinite e bronquite podem apresentar olheiras mais acentuadas.

• Aplicar rodelas de pepino ameniza as olheiras?

Olheiras

A aplicação de compressas geladas, sejam elas de pepino ou não, na região das olheiras é uma medida que pode amenizar o inchaço e o aspecto das olheiras. Apesar disso, é importante lembrar que o efeito é temporário e que o tratamento definitivo deve ser realizado por um profissional.

• Compressas com chá de camomila resolvem as olheiras?

O uso de compressas de chá de camomila, assim como as compressas geladas, pode melhorar o aspecto das olheiras diminuindo o inchaço das pálpebras. A camomila também atua promovendo uma melhora na circulação sanguínea.

Durante a aplicação, é importante que ficar com a cabeça elevada. Dessa forma, os vasos acabam voltando para o tamanho normal, o inchaço é reduzido e a coloração arroxeada é diminui.

• Coçar e esfregar os olhos piora as olheiras?

Sim. A fricção na pele causada pelo hábito de coçar e esfregar os olhos excessivamente (muito comuns em pessoas alérgicas) são hábitos que podem acentuar o aspecto das olheiras.

• Usar óculos pode causar olheiras?

Não. A utilização de óculos de grau ou de sol não ocasiona o aparecimento de olheiras. O que pode acontecer é que as lentes causem uma sombra nas pálpebras inferiores, o que acaba evidenciando uma olheira já existente.

• Produtos de uso tópico resolvem as olheiras?

Os tratamentos mais eficazes para as olheiras são realizados por profissionais especializados. Os produtos tópicos podem ser utilizados de forma combinada, mas não possuem a efetividade para diminuir a aparência das olheiras.

• Dormir mais elimina olheiras?

Olheiras

O sono desregulado pode acentuar o aspecto das olheiras, mas o seu excesso não resolve o problema. O inchaço e as manchas também possuem origem genética e não podem ser solucionados apenas com uma boa noite de sono.

• Crianças também apresentam olheiras?

Olheiras

As olheiras são resultados de alterações vasculares, aumento da pigmentação no local ou diminuição do tecido adiposo. Essas condições podem ter origem de forma genética ou adquirida.

Em crianças, as olheiras podem ser ocasionados por fatores como uma congestão nasal, quadros alérgicos (rinites, asma, entre outros) ou mesmo uma dermatite tópica.

• Envelhecer aprofunda as olheiras?

Sim. É importante lembrar que a região dos olhos é bastante sensível e a pele é mais fina. O processo natural de envelhecimento faz com que a pele perca a elasticidade e a capacidade de regeneração, acentuando os sinais das olheiras.

• Mulheres sofrem mais com olheiras? 

 Os hormônios presentes no organismo da mulher, especialmente nos períodos pré-menstrual e de ovulação, podem facilitar o aparecimento das manchas e do inchaço das olheiras.

Da mesma forma, quando a maquiagem não é retirada adequadamente ocorre um acúmulo de pigmento na região das pálpebras, escurecendo a região.

• Hábitos alimentares interferem nas olheiras?

Sim. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e sal, como é o caso das bebidas alcóolicas, podem aumentar o inchaço das pálpebras inferiores. Como resultado, a aparência escurecida e o aspecto cansado são acentuados.

• Fumar e beber causa olheiras?

Sim, causa. Pessoas que fazem consumo excessivo de cigarros e bebidas alcóolicas são mais propensas a desenvolverem olheiras. O tabaco e o álcool possuem substâncias extremamente nocivas para a saúde.

As toxinas do cigarro diminuem a oxigenação da região das pálpebras, promovem a má-circulação sanguínea e a desidratação da pele. Dessa forma, ocorre uma aceleração na pigmentação dos tecidos, escurecendo a pele da região.

O álcool também promove a desidratação da pele encontrada abaixo dos olhos. Além disso, em grande quantidade o álcool se transforma em gordura no organismo e contribui para a retenção de líquido que promove o inchaço na pele.

• Maquiagem corrige olheiras?

O uso de maquiagem podem ser uma forma temporária de esconder as manchas e o inchaço causados pelas olheiras. No entanto, caso as manchas sejam muito profundas nem mesmo a maquiagem consegue escondê-las.

Da mesma forma, o uso excessivo de maquiagens e a higienização inadequada da região podem aprofundar ainda mais os efeitos das olheiras, como consequência do acúmulo de pigmentos na região.

• É possível tratar as olheiras de forma caseira?

O tratamento caseira para olheiras pode ser efetivo dependendo do tipo e da profundidade das manchas. Em alguns casos, o uso de cremes clareadores pode ser suficiente para eliminar as manchas escuras ao redor dos olhos.

Massagens faciais na região dos olhos também podem ser uma boa alternativa para diminuir os efeitos das olheiras. A massagem auxilia a prevenir a retenção de líquidos (causadores de inchaço) e melhora a circulação sanguínea.

• Quais profissionais podem tratar olheiras?

Os tratamentos estéticos e procedimentos médicos utilizados para eliminar as olheiras devem ser realizados por profissionais experientes, qualificados e devidamente autorizados para a realização desse tipo de atividade.

Por essa razão, é indicado que os pacientes procurem um dermatologista ou mesmo cirurgião-plástico para tratar o problema. Esteticistas também podem realizar alguns tipos de tratamentos.






ATENDIMENTO ON-LINE LIGUE AGORALIGUE AGORA 41 3026.2626
AGENDE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Agende sua Avaliação Grátis e saiba mais sobre estes e outros tratamentos de Estética Avançada Vitaclin.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS


Receba nossas
novidades e ofertas




MAIS BUSCADOS

Limpeza de pele por hidrossucção
Toxina Botulínica
Peeling de Ácido Retinóico
Celulite
Acne
Depilação a Laser
Gordura na axila
Carboxiterapia

MAIS ACESSADOS

Vita Lipo
Preenchimento com Ácido...
Estrias
Calvície
Peeling medios
Rugas
Luz Pulsada
Escleroterapia

PROCEDIMENTOS

Estética Facial
Estética Corporal
Spa/Massagem
Depilação a laser

INSTITUCIONAL

Sobre Nós
Fale Conosco

AVALIAÇÃO GRATUITA

41 3026.2626
41 98777.0003

Av Sete de Setembro, 5881 Batel, Curitiba - PR