TOXINA BOTULÍNICA - VITACLIN

Toxina Botulínica

VitaclinEstética FacialToxina Botulínica

Toxina Botulínica

As toxinas botulínicas, são muito usadas para acabar com as linhas de expressão, acompanhe este artigo, para saber tudo sobre este método seguro.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

• O que são as toxinas botulínicas?

As toxinas botulínicas são popularmente conhecidas como Botox, em que é produzida uma toxina a partir de uma bactéria que é chamada de Clostridium botulinum.

Esta bactéria sem tratamento em nosso organismo, causa a doença de botulismo. Porém para o procedimento, a mesma passa por tratamentos de purificação para que não seja agressiva ao nosso organismo.

Este método é utilizado para desacelerar o funcionamento dos músculos que são os causadores das linhas de expressões e rugas. Este procedimento é muito indicado para efeitos estéticos e terapêuticos.

• Para que serve as toxinas botulínicas?

As toxinas botulínicas são mais usadas em procedimentos estéticos, para fazer com que suavize as linhas de expressão e rugas do rosto. O Botox, como assim chamado tratam essas linhas de expressão presentes na testa, no espaço que há entre as sobrancelhas.

E além desses locais, ainda é possível amenizar os famosos pés de galinhas que aparecem na região dos olhos. E muitos pacientes realizam este tipo de tratamento por sentirem incômodos com as rugas que vão surgindo por conta da idade ou movimentos repetitivos destas áreas.

• Causas do aparecimento das linhas de expressão

Porém para que você entenda como o Botox age nos músculos na região do rosto, é preciso entender as causas do aparecimento das linhas de expressão.

E na grande maioria dos casos, essas linhas aparecem por conta do envelhecimento da pele e enfraquecimento dos músculos. Contudo, outros fatores agravam essas marcas, como a exposição ao sol sem o uso de protetor solar.

E ainda sim, o excesso de bebidas alcoólicas e cigarros pode potencializar os efeitos, sem contar nas alterações hormonais que todas as pessoas passam em períodos de estresse.

• Como as toxinas botulínicas agem?

Como já dito acima as toxinas botulínicas sãos produzidas a partir de uma bactéria que causa a doença de botulismo, porém essas toxinas que são aplicadas no rosto são em pequenas quantidades e bem tratadas para não desenvolver riscos aos pacientes.

Essas doses pequenas geram benefícios em alguns pontos do rosto que possuem as marcas de expressão. No qual o Botox age como um bloqueador para os músculos, impedindo que o mesmo transmita os estímulos dos neurônios, fazendo com que não se tenha a contração muscular.

Este bloqueio de reação para os músculos é irreversível, porém após algum tempo o efeito acaba. Pois o organismo trabalha de forma árdua para construir novas linhas de expressão para que a transmissão dos estímulos volte a acontecer.

Vale lembrar que este procedimento quando realizado por profissionais experientes, não desenvolve nenhum risco ao paciente, fazendo com que o mesmo só tenha benefícios e diminua de forma eficaz o aparecimento de rugas.

Os benefícios das toxinas botulínicas para procedimentos estéticos podem acontecer de duas formas. Sendo a primeira como uma ação de reparação, em que é possível amenizar as linhas de expressões já existentes.

E há também a ação preventiva, em que muitas pessoas procuram este procedimento para evitar as contrações musculares e assim, bloquear o desenvolvimento de rugas.

O procedimento de toxinas botulínicas pode ser usado para tratamentos terapêuticos, como a sudorese, que é o suor excessivo em determinadas regiões. E também para pessoas que possuem bruxismo, que é quando se range os dentes durante as horas de sono.

Deve-se ter o acompanhamento de um especialista da área para que a indicação e o procedimento sejam realizados com total segurança e diminua os sintomas dessas doenças.

TRATAMENTOS         

Aplicação das toxinas botulínicas

As toxinas botulínicas são adquiridas em frascos com o produto em pó, em que se é necessário diluir em soro fisiológico. O procedimento é realizado com a aplicação de pequenas doses através de injeções que possuem agulhas finas.

O produto é injetado na região em que se deseja tratar, tendo a distância de 1,5 centímetros da região aplicada para a outra. A aplicação é rápida, não sendo necessária a aplicação de anestesia no local.

O procedimento é indolor e a quantidade de aplicação depende do objetivo do paciente, sendo recomendado também o acompanhamento de especialista da área, com recomendações médicas.

As injeções que são aplicadas são em superfícies, portanto não requer que o paciente faça repouso ou tenha um período de recuperação prolongado. As sessões não demoram mais que meia hora.

E todas as regiões a serem tratadas são realizadas em apenas uma única sessão. E então os resultados começa a aparecer após o período de 48 horas e como já dito acima, o efeito do Botox acaba depois de um tempo, no qual dura de 4 a 6 meses.

• Quantidade a ser aplicada

Quando se realiza o procedimento pela primeira vez, é recomendado aplicar o a toxina em menor quantidade, tendo a dose efetiva para fazer o efeito. O cálculo da dose a se injetar deve ser orientada por um profissional e anda sim, levando em consideração os objetivos do tratamento.

Este tratamento deve ter o feito mais natural possível, pois de nada adianta aplicar uma quantidade maior da toxina, se deixará o rosto com o aspecto artificial e esticado.

Sem contar que pode ocasionar efeitos colaterais, pois o objetivo do tratamento é paralisar as contrações musculares na região do rosto. E ainda sim, em grandes quantidades pode ocorrer o desenvolvimento do botulismo.

• Indicações para realizar o tratamento

Para realizar o tratamento com toxinas botulínicas, você deve ter o acompanhamento de um dermatologista ou cirurgião plástico, pois eles são os qualificados para realizar o tratamento estético.

Para realizar o procedimento há contraindicações, não sendo recomendado para pessoas que apresentam sintomas ou alergias de qualquer substância que compõem a toxina.

Pessoas que possuem doenças neuromusculares, imunológicas ou fazem tratamentos com medicamentos anticoagulantes não devem realizar o procedimento. Visto que o mesmo age diretamente nos músculos e sua movimentação.

E ainda sim, mulheres grávidas e em fase de amamentação também são proibidas de aplicar o Botox. Visto que pode ocasionar efeitos colaterais para os bebês.

• Resultados são visíveis da aplicação das toxinas botulínicas

Quando se realiza o tratamento de Botox para efeitos de estética, os resultados começam a aparecer no período de 48 horas ou até o prazo de cindo dias. Porém após o período de duas semanas, que os resultados são finalizados.

E assim, pelos próximos 4 ou seis meses, os resultados se manterão irreversíveis. Porém os resultados variam de pessoa para pessoa. E após esse período se recomenda realizar o procedimento novamente para que aumente as linhas de expressão.

Porém há pessoas que não querem que as marcas apareçam, então você deve esperar o intervalo de no mínimo 3 meses para realizar a próxima aplicação. Esse intervalo se refere, se você desejar aplicar na mesma região que já foi tratada.

A aplicação não deve ser realizada antes de 2 meses, pois o nosso organismo pode criar uma resistência a toxina e então os efeitos não serão satisfatórios. É recomendado que se espere o período de 6 meses a um ano para realizar o procedimento novamente.

• Onde se aplicar as toxinas botulínicas?

Além das regiões já citadas acima para se aplicar as toxinas botulínicas como região entre as sobrancelhas e pés de galinhas, há também outras regiões que podem ser tratadas através do Botox para bons resultados.

Podendo aplicar nas caudas das sobrancelhas, para mantê-las arqueadas, na região do queixo, para evitar as rugas que aparecem no local, ainda sim, no pescoço, onde surge as rugas com o envelhecimento da pele.

Para os tratamentos terapêuticos, podem ser aplicados nas axilas, mãos e pés para o tratamento de hiperidrose, mais conhecido como sudorese. E ainda sim, na gengiva, pois há pessoas que ao sorrir aparecer uma parte desproporcional da mesma.

• Cuidados necessários para o tratamento

As toxinas botulínicas é um tratamento simples, que possui a duração de no máximo meia a sessão. E além disso, é um procedimento indolor, portanto não é necessário ter cuidados antes e depois de realizar a aplicação.

Porém se você pretende injetar a toxina, você deve se atentar a alguns fatores. Como, primeiramente, procurar por um especialista, para ter o acompanhamento correto, antes de realizar o agendamento da aplicação.

O dermatologista ou cirurgião plástico são os profissionais recomendados para que você tenha o acompanhamento. Fale com eles sobre seus objetivos com o tratamento e ainda sim, faça perguntas sobre os locais do corpo, em que se pode aplicar as toxinas.

Pois cada paciente, possui uma condição diferente para o tratamento e você deve se atentar a isso. Além de que, a clinica o qual irá realizar o procedimento, deve ser conceituada e confiável, para que você tenha segurança para realizar o tratamento.

• Após o tratamento tenha cuidados com a pele

Não é porque se realizou o tratamento com as toxinas botulínicas, que você não deve mais ter cuidados com a pele. Pois como já dito acima, o efeito do tratamento pode ter a duração de até 6 meses e após este intervalo, pode voltar todas as marcas de expressões.

Por isso, você deve continuar os seus cuidados do dia a dia com a pele, lavar com produtos específicos para limpeza, utilizar um tônico para ajudar na limpeza. Utilizar os cremes de hidratação e esfoliação para amenizar o aparecimento das rugas.

E o mais importante e que é considerado um dos causadores de linhas de expressão, utilize protetor solar diariamente, ao acordar, ao sair de casa e ficar exposto por muito tempo ao sol.

Pois ficar muito tempo exposto ao sol, faz com que a pele entre em processo de envelhecimento precoce, por isso se deve cuidar da mesma, utilizando o protetor solar adequado para o rosto e todo o corpo.

PERGUNTAS FREQUENTES

• A partir de que idade se pode aplicar as toxinas botulínicas?

Não há idade recomendada para começar a realizar o tratamento de Botox, porém se deve fazer quando as rugas começarem a incomodar e acentuar as linhas de expressão. Sendo assim, a partir dos 25 anos.

• Quais os riscos neste tratamento?

O tratamento deve ser feito em uma clinica de estética que lhe garanta segurança e os resultados obtidos sejam eficientes. Porém pode acontecer algum erro e você ter pequenos sangramentos na região que foi aplicado.

E então, ter alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, congestão nasal, hematomas. Por isso procurar uma clinica com boas recomendações é importante.

• É necessário anestesiar o local de aplicação?

Não, pois o tratamento é indolor, pois as aplicações são superficiais e as agulhas utilizadas são pequenas e finas, no qual não ocasionam nenhum incomodo aos pacientes.

• Quantas sessões são necessárias para ter o resultado desejado?

Apenas uma sessão é necessária para se alcançar os objetivos que as toxinas botulínicas proporcionam ao paciente. Porém os resultados demoram de 2 a 5 dias para se tornarem visíveis. E após duas semanas, o resultado final é notado.

• Quantas aplicações são necessárias para o resultado?

Bom, a quantidade de aplicação das toxinas botulínicas depende do objetivo doa paciente e da prescrição que o médico passar. Porém com este tratamento, o resultado deve ser o mais natural possível.

• Há riscos de se contrair o botulismo realizando o tratamento de Botox?

Não há riscos de se contrair o botulismo por aplicar as toxinas botulínicas, visto que as mesmas são tratadas e purificadas, para que não desencadeiem a doença.

Por isso, é recomendado que a quantidade de toxina a ser aplicada, é a menor afetiva, para que não se tenha nenhuma complicação.

• O uso frequente do Botox causa perda de expressão?

Não há riscos de se perder as expressões por realizar o procedimento frequentemente, porém se deve ter um intervalo mínimo de 3 meses entre uma aplicação e outra, para que o organismo não crie resistência contra a toxina.

• Qual o mais eficiente: creme antirrugas ou as toxinas botulínicas?

O tratamento com as toxinas botulínicas é o mais eficiente, pois os resultados são rápidos, em que apensa duas semanas, você se vê livre das rugas e linhas de expressão. Porém não se deve deixar de utilizar os cremes, para cuidados com a pele.






ATENDIMENTO ON-LINE LIGUE AGORALIGUE AGORA 41 3026.2626
AGENDE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Agende sua Avaliação Grátis e saiba mais sobre estes e outros tratamentos de Estética Avançada Vitaclin.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS


Receba nossas
novidades e ofertas




MAIS BUSCADOS

Limpeza de pele por hidrossucção
Toxina Botulínica
Peeling de Ácido Retinóico
Celulite
Acne
Depilação a Laser
Gordura na axila
Carboxiterapia

MAIS ACESSADOS

Vita Lipo
Preenchimento com Ácido...
Estrias
Calvície
Peeling medios
Rugas
Luz Pulsada
Escleroterapia

PROCEDIMENTOS

Estética Facial
Estética Corporal
Spa/Massagem
Depilação a laser

INSTITUCIONAL

Sobre Nós
Fale Conosco

AVALIAÇÃO GRATUITA

41 3026.2626
41 98777.0003

Av Sete de Setembro, 5881 Batel, Curitiba - PR