ACNE - VITACLIN

Acne

VitaclinEstética FacialAcne

Acne

A acne é o terror de qualquer adolescente. Mas ela também é uma realidade, e não é à toa que se manifesta principalmente durante a puberdade. O motivo disso acontecer é que essa inflamação está diretamente relacionada aos hormônios sexuais.

Tudo sobre acne

Acne

A acne é o terror de qualquer adolescente. Mas ela também é uma realidade, e não é à toa que se manifesta principalmente durante a puberdade. O motivo disso acontecer é que essa inflamação está diretamente relacionada aos hormônios sexuais.

Engana-se quem pensa que acne é originada somente de espinhas. Ela também pode ser proveniente, na verdade, do surgimento de cravos, ou pápulas, pústulas e cistos.

Como identificar uma acne?

A acne é caracterizada por pequenas inflamações que submergem a pele e formam pequenos pontos de inflamação. Em alguns casos pode ser tão grave que várias delas se juntam formando uma lesão maior.

Mesmo que você não estoure a bolha de inflamação (aliás, nunca faça isso!), quando a acne seca ela tende a deixar uma marca na região. Essa marca pode perdurar por toda a vida, por isso procure um tratamento adequado.

É importante entender que as espinhas são apenas uma das manifestações da acne. Mas existem muitos outros quadros que podem ser encaixados também nessa categoria.

A acne parece um problema simples, mas pode ser a grande responsável pelo comprometimento da autoestima de jovens e adultos, por comprometer a beleza da face ao deixar marcas no rosto.

Quando começar a tratar a acne?

O quanto antes se inicia o tratamento e acompanhamento desse problema, mais rapidamente ele pode ser solucionado e com mais eficiência. Uma dica é que os pais de adolescentes comecem a tratar os jovens tão logo entrem na puberdade.

Causas da Acne: como esse problema aparece? 

Acne

Um dos motivos principais para o surgimento da acne é a alteração hormonal. Por isso mesmo é mais comum que isso aconteça durante a adolescência, quando ocorre a alteração hormonal de maneira intensa. Porém, deixamos claro que não é um problema exclusivo de adolescentes, muitos adultos também sofrem com acne.

Os hormônios, sobretudo a testosterona, que é o hormônio responsável pelas características masculinas, e que também está presente no organismo da mulher em menor quantidade, estimulam as glândulas sebáceas, fazendo com que essas produzam muito óleo. A oleosidade é essencial para manter a hidratação da pele – sem ela a pele fica completamente ressecada, desenvolvendo rachaduras e fissuras.

Porém, quando produzimos oleosidade em excesso, os poros da pele são obstruídos, impedindo a respiração adequada da pele. Isso torna o ambiente propício para o crescimento das bactérias, causando pequenas inflamaçõesas acnes.

Classificação das Acnes

A acne pode ser classificada em diferentes graus, que vão de 1 a 5.

Acne grau 1:

O grau 1 é o mais simples, quando ocorre o aparecimento de cravos (pequenos pontinhos pretos aparentes).

Acne

Acne grau 2:

Já o grau 2 surgem, junto com os cravos, as pápulas e pequenos pontos inflamatórios. Eles podem ser avermelhados ou amarelados, quando existe a presença de pus.

Acne

Acne grau 3:

O grau 3 soma os dois anteriores ao surgimento de pequenos nódulos, que são pontinhos bem endurecidos sob a pele. Eles costumam ser doloridos e possuem uma superfície avermelhada.

Acne

Acne grau 4:

No grau 4 já enfrentamos um caso mais delicado, em que surge a chamada acne conglobata. Nela, as lesões nodulares e císticas acabam se misturando e causam um quadro mais agressivo, com manchas que podem ser vermelhas, rochas e atingem uma grande área.

Acne grau 5:

O Grau 5 é muito raro. Chamamos esse de acne fulminante, pois o seu resultado é severo. As inflamações são tão terríveis que podem evoluir para úlceras e ferimentos bem intensos. Demanda extremo cuidado e acompanhamento com antibióticos fortes.

Fatores que contribuem para o aparecimento da Acne:

É importante ressaltar que existem outros fatores que podem contribuir para o surgimento da acne. Ela pode ser proveniente de uma alimentação desequilibrada e também pode ser resultado de uma vida estressante.

Para quem já tem acne, isso pode ajudar a agravar o quadro. Para quem não tem, esses fatores podem contribuir com o surgimento do problema.

• Como tratar a Acne?

Existem diferentes tratamentos para acne, sendo que a definição a respeito de qual deles é melhor partirá de um profissional médico que deve fazer a análise de cada caso.

Existem situações em que se faz necessário o tratamento com medicação oral, como antibióticos e anti-inflamatórios. Mas, embora os resultados sejam ótimos por tratarem a raiz do problema, eles não costumam combater as manchas que são deixadas pela acne depois.

Tratamentos estéticos para acne:

Os tratamentos estéticos AJUDAM MUITO e acabam trazendo excelentes resultados. Algusn tipos de peeling, por exemplo, são uma boa escolha, pois eliminam a camada superficial da pele e acabam trazendo melhores resultados.

Alguns dos tratamentos que podem ser adotados como forma de diminuir a ocorrência de acne são: Laser Co2 fracionado, Luz Intensa Pulsada, Peeling de Ácido Glicólico, Peeling de Ácido Salicilico, Peeling de Diamante, Peeling de Cristal.

O tratamento de microagulhamento radiofrequência microagulhada têm bons resultados sobre tudo nas sequelas da acne, diminuindo as cicatricez e manchas e por seu efeito estimulante do colágeno ajuda com a flacidez da pele.

As tecnologia de fototerapia também oferecem outra alternativa para tratar as sequelas da acne, tais é a Luz LED, que tem  espetros de diferentes cores que servem para tratar cicatrizes, manchas, combater as bacterias causadoras da acne, sem necessidade de invadir os tecidos.

• Como prevenir a acne?

Acne

Prevenir a acne também é possível. Ainda que ela esteja diretamente relacionada aos problemas hormonais, você pode ter bons resultados se conseguir manter uma rotina de limpeza facial adequada, por exemplo.

Lavar o rosto com água morna ou fria é uma das sugestões. Faça isso várias vezes ao dia, pois a água ajuda a combater o excesso de oleosidade. Você ainda pode utilizar sabonetes que sejam próprios para essa finalidade.

Apenas não exagere – indicamos fazer 3 vezes ao dia no máximo ou conforme orientação médica! Sabe-se que se você lavar em excesso (sem orientação) poderá desencadear o efeito rebote, que é quando o seu corpo percebe que já não há mais óleo, e então passa a produzir em excesso.

Devo espremer?

Acne

Também é importante orientar que as espinhas não devem ser espremidas. É claro que a vontade de se livrar daquela inflamação é gigantesca, principalmente quando estão em um local extremamente visível. Mas, é melhor esperar que a espinha seque naturalmente, pois, assim você diminui as chances da formação de manchas.

Qual tipo de produto devo usar e por quê?

Uma ideia é utilizar um produto com fator secativo. Eles acabam fazendo com que a acne desapareça de maneira mais natural e rápida, sem que você precise obrigatoriamente espremer a inflamação.

Qual profissional mais indicado para me ajudar?

O dermatologista é o melhor profissional para acompanha essa batalha contra a acne. Pais de adolescentes devem começar o acompanhamento o quanto antes, evitando assim que ocorra um agravamento do quadro. 

Sobre os tratamentos para acne: 

Peeling de Cristal: 

Acne

Existem alguns tratamentos que funcionam para o tratamento de acne. A Peeling de Cristal é um dos que trazem os melhores resultados, e não faz uso de produtos químicos. Isso é ótimo, pois diminui o grau de agressividade do produto – considerando ainda que a pele pode estar bem sensível.

O aparelho de aplicação desse peeling ainda utiliza um sistema de armazenamento da pele que é removida, evitando assim que essas particular caiam sobre o rosto e obstruam outros poros

Peeling Quimico: 

Acne

O Peeling Químico já é um procedimento pouco mais agressivo. Ele elimina a pele superficial ao mesmo tempo em que auxiliar na regeneração dos tecidos. O produto ainda colabora com a produção de colágeno e elastina, o que faz com que o rosto adquira um aspecto mais jovial.

O peeling químico consiste na aplicação de um produto através de um pincel por toda a face. Um dos efeitos é que a pele vai escamar, liberando aquela parte que está manchada e danificada. 

Limpeza de Pele: 

Acne

Limpeza de Pele é o tratamento mais simples e menos agressivo. Ela pode ser feita (deve ser feita!) em vários momentos no ano. Através dela você elimina todas as impurezas como cravos e acnes, e permite que a sua pele respire com maior qualidade.

Geralmente o procedimento consiste em uma boa lavagem e hidratação facial, realizadas com produtos de primeira linha e devidamente indicados para cada tipo de pele. Então é usada uma substância que deve amolecer a pele e também facilitará a remoção dos sebos ao fazer com que os poros se abram.

Despois disso começa o trabalho da esteticista de remover as impurezas. Com o uso de uma lente aumentadora ela consegue achar todos os cravos e todas as espinhas, e elimina cada um.

É normal que ao final o seu rosto esteja pouco vermelho e sensível, mas nada que seja realmente incômodo. Em pouco tempo isso vai passar e você vai ficar com a face intacta. 

Laser CO2 Fracionado:  

Acne

O Laser Co2 fracionado é ideal para remover as manchas causadas pela acne. Consiste na aplicação de feixes de luz de laser que atingem determinadas camadas de pele, ajudando a eliminar aquela que está manchada e/ou fissurada.

Para acertar o local a ser atingido pelo laser, o profissional médico precisa fazer uma análise cuidadosa do rosto e das manchas do paciente. Ele utiliza um marcador próprio para a pele e circula os pontos que deverão receber a luz – que são onde estão as manchas.

Por baixo, surgirá uma pele nova e mais saudável. O processo pode levar alguns dias para se concluir, e geralmente é identificado por uma forte vermelhidão e também uma sensibilidade nos locais que receberam o produto.

A descamação é normal, pois a pele começará a se desfazer para dar lugar a uma pele completamente nova e saudável. É um tratamento que pode apresentar alguma dor durante sua realização, mas existe sempre a possibilidade de utilizar um creme próprio para anestesiar a região

Microagulhamento e Luz de LED para acne 

Acne

O microagulhamento é uma boa opção isolada ou combinada com a radiofrequência, como foi dito anteriormente têm otimos resultados sobre cicatrizes e manchas causadas pela acne, além disso ajuda com a flacidez da pele. 

 Acne

Esses dois tratamentos também são muito indicados para o tratamento da Acne. Consulte um profissional para saber como esses tratamentos estéticos podem te ajudar.  

Quanto tempo duram esses tratamentos?

A limpeza de pele é a mais demorada, e dura mais ou menos 1h30 para ser concluída. Os demais procedimentos são bem mais rápidos, e duram cerca de 40 minutos. 

Qual frequência dos tratamentos para acne?

A frequência para realizar cada um dos tratamentos vai variar de acordo com as indicações do profissional. Mas, geralmente a limpeza deve ser feita a cada 3 meses. Esse é o tempo médio que o seu rosto leva para acumular todas impurezas novamente.

Os demais procedimentos podem demandar mais de uma sessão. A análise sobre isso será feita no ato, quando for realizado o primeiro procedimento. Também existe sempre um intervalo que precisa ser respeitado entre uma e outra sessão. 

É o tempo médio que se leva para que a pele nova apareça, e o rosto esteja recuperado para continuar o tratamento estético. A variação quantidade de sessões fica, geralmente, entre 2 e 6. Mas somente uma análise caso a caso poderá definir quantas sessões serão necessárias para resolver a questão. 

Cuidados fundamentais para quem faz procedimentos de combate à acne:

Os procedimentos estéticos voltados para a saúde facial e eliminação da acne são considerados simples (exceto o laser CO2 fracionado que exige uma atenção e cuidado maior), e não comprometem a sua rotina. Você deve se orientar sobre produtos que podem ser aplicados na região, e aqueles que devem ser evitados.

Também é importante fazer uso de protetor solar conforme orientação. A proteção contra o sol é fundamental para que a pele se recupere bem, tenha o cuidado de escolher um protetor que não seja demasiadamente oleoso.

É comum que os fabricantes incluam muito óleo na fórmula para que o produto seja mais resistente à água.

 Perguntas frequentes sobre acne: 

Chocolate causa acne? 

 Acne

Não é comprovado que o chocolate em si cause acne. Porém, o cacau – que é o ingrediente base dessa guloseima – é uma fruta oleosa, e o óleo (esse sim) é um dos causadores do quadro de acne e obstrução dos poros.

Portanto, não vamos dizer que o consumo é proibido, mas deve, sim, ser moderado, sobretudo para quem tem problemas com acne. O mesmo podemos dizer de outros alimentos que apresentam uma concentração maior de óleo, como amêndoas, amendoins etc. 

Lavar o rosto muitas vezes no dia impede o aparecimento de acne? 

Lavar o rosto com água fresca é uma das formas de diminuir a ocorrência de acne. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar, pois pode ser as lavagens repetidas acabem com os níveis de óleo, e isso acabe fazendo com que o eu corpo produza ainda mais óleo para compensar. 

Acne tem alguma relação com genética? 

Existe, sim, uma predisposição genética que leva ao surgimento da acne. Então, pessoas que sofrem com quadros grandes de acne podem ter filhos que passarão pelo mesmo problema.

Uma das formas de conter isso é realizar consultas frequentes ao dermatologista, fazendo um bom acompanhamento da pele. Manter uma dieta equilibrada e com menor consumo de produtos oleaginosos também pode ajudar. 

Posso “curar” a acne com anticoncepcional? 

O anticoncepcional é um tipo de remédio que causa uma série de alterações hormonais. Ele pode ser usado muitas vezes como solução para acne, bem como pode ser o fator agravante para o quadro.

Portanto, a escolha do contraceptivo precisa ser cuidadosa, considerando os aspectos de cada mulher. Existem alguns que causarão acne, outros não...e somente um bom médico conseguirá ajudar na escolha

Procedimentos estéticos contra acne me afastarão do trabalho? 

Esses tratamentos são simples, e não demandam de afastamento de suas atividades rotineiras. É possível retomar as atividades no mesmo dia ou, no mais tardar, no dia seguinte. 

O que são os cravos? 

Os cravos são pontos de sebo que foram acumulando aos poucos. A pontinha preta é geralmente aquela que está exposta à superfície, e acaba oxidando por conta do ar.






ATENDIMENTO ON-LINE LIGUE AGORALIGUE AGORA 41 3026.2626
AGENDE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Agende sua Avaliação Grátis e saiba mais sobre estes e outros tratamentos de Estética Avançada Vitaclin.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS


Receba nossas
novidades e ofertas




MAIS BUSCADOS

Limpeza de pele por hidrossucção
Toxina Botulínica
Peeling de Ácido Retinóico
Celulite
Acne
Depilação a Laser
Gordura na axila
Carboxiterapia

MAIS ACESSADOS

Vita Lipo
Preenchimento com Ácido...
Estrias
Calvície
Peeling medios
Rugas
Luz Pulsada
Escleroterapia

PROCEDIMENTOS

Estética Facial
Estética Corporal
Spa/Massagem
Depilação a laser

INSTITUCIONAL

Sobre Nós
Fale Conosco

AVALIAÇÃO GRATUITA

41 3026.2626
41 98777.0003

Av Sete de Setembro, 5881 Batel, Curitiba - PR