ESPINHAS - VITACLIN

Espinhas

VitaclinEstética FacialEspinhas

Espinhas

As espinhas são problemas recorrentes, principalmente em adolescentes. Será que é possível acabar com elas de vez? Descubra agora mesmo.

Espinhas

As espinhas são o maior pesadelo de todos os adolescentes e, às vezes, pode ser até mesmo o terror de adultos. Não há quem nunca tenha passado por esse problema dermatológico (se você nunca teve uma, com toda a certeza é privilegiado), mas poucos sabem, de fato, do que se trata.

A melhor forma de combater qualquer tipo de problema é entendendo melhor sobre ele. Assim é possível traçar tratamentos que sejam realmente eficazes, afinal, terá ciência envolvida nisso.

Se você não aguenta mais sofrer com esse tipo de problema de pele, aqui nós iremos te explicar conceitos básicos que deve saber, incluindo tratamentos e formas de prevenção contra essas inflamações.

Informações básicas sobre espinhas

• O que é espinha? 

Espinhas

 Obviamente que a primeira coisa que deve ser dita é do que se trata a espinha. De forma básica, elas são lesões que aparecem por conta do crescimento da produção de sebo pelas nossas glândulas sebáceas.

A oleosidade excessiva faz com que os poros sejam obstruídos e, consequentemente, a proliferação de bactérias aumenta consideravelmente e isso causa os famosos cravinhos que, quando inflamados, geram as espinhas.

As espinhas são um tipo de acne, esta possui vários graus. O Grau 2 é chamado de Acne pápulo-pustulosa, que são lesões vermelhas e elevadas, que podem ou não conter secreções amarelas.

O Grau 3 consiste na Acne nódulo-cística e apresenta nódulos doloridos com pus. O quarto grau é a Acne conglobata, onde ocorrem lesões maiores e a produção de secreção é muito grande.

O último grau, que é o quinto, é o chamado de Acne fulminante, que apresenta um processo inflamatório muito intenso e pode mesmo causar febres à pessoa.

Como já dito, esse problema dermatológico não é exclusivamente de adolescentes ? apesar de eles serem as maiores vítimas das pequenas inflamações ? e adultos também podem sofrer com acne, a chamada Acne Adulta.

Para sermos bem sinceros, é claro que algumas pessoas possuem mais propensão a desenvolver espinhas do que outras, no entanto, até mesmo adultos com pele seca podem acabar tendo alguns episódios de acne.

• Quais são as principais precursoras de espinhas?

Como citado acima, há pessoas que são mais propensas a desenvolverem esses problemas dermatológicos que outras, isso porque a espinha aparece devido uma série de fatores. Obviamente que a pele oleosa é o fator mais crítico, mas, como já esclarecemos, não é o único determinante.

Tais inflamações podem aparecer por diversos motivos, os principais são :colonização de bactérias, medicamentos, alimentação, estresse e falta de cuidados com a pele.

Com toda a certeza os dois primeiros motivos citados são os menos conhecidos, então vamos começar por eles. A hiperqueratinização folicular é uma proliferação desenfreada de determinadas células da nossa pele, favorecendo os comedões.

Já a colonização de bactérias tem como inimiga a Propionibacterium acnes, esta se alimenta do sebo do nosso corpo. Consequentemente há uma resposta imunológica do nosso sistema e isso acarreta a inflamação de pele.

O uso de medicamentos, principalmente os corticoides, desregula diversos hormônios do nosso corpo, sendo grandes precursores da espinha. Sobre a alimentação, ela também influencia diretamente. Quem consome alimentos gordurosos e doces tem mais probabilidade de desenvolver tal problema.

Assim como alguns medicamentos, o estresse também provoca alterações nos hormônios e é um dos maiores responsáveis por espinhas e outros tipos de problemas dermatológicos.

Quem não toma os devidos cuidados com a pele dificilmente se livrará das espinhas. Dormir com o rosto sujo obstrui os poros e esse quadro é muito favorável à inflamação.

• Tipos de espinha

Espinhas

A espinha não aparece apenas no rosto, mas, sim, nos mais diversos lugares do nosso corpo. al inflamação é muito comum em outras regiões do corpo, principalmente nas costas.

Inclusive, há pessoas que desenvolvem tantas espinhas nas costas que há incômodo na hora de dormir ou encostar em assentos. É claro que casos extremos assim não são tão comuns, mas não chegam a ser raros (principalmente em adolescentes).

Quando as inflamações começam a aparecer nos mais diversos lugares, um dos motivos pode ser o sol. Isso mesmo, a radiação ultravioleta (famosos Raios UV), aumenta a produção de sebo e, além disso, prejudicam os glóbulos brancos.

Há também as espinhas que aparecem devido fatores hormonais mais pontuais e naturais. Dependendo do período do ciclo menstrual ou em casos de gravidez as inflamações podem aparecer em qualquer lugar.

• Espinhas externas e internas

Espinhas

A espinha interna, tecnicamente chamadas de pápulas eritematosas inflamatórias, não fica na superfície da pele, mas, sim, em camadas mais internas.

Esse tipo de inflamação acontece quando há o entupimento das glândulas sebáceas devido o acúmulo de sebo. Neste caso, a produção de sebo é tão elevada que acaba ocorrendo a obstrução total, então o pus não fica visível (a famosa pontinha amarela que amamos espremer).

Esteticamente as espinhas internas são mais positivas, no entanto, elas são mil vezes mais doloridas! Elas costumam aparecer no nariz, na orelha e até mesmo na virilha. Em alguns casos elas começam internas, mas acabam indo para a superfície.

• Como evitar as manchas

Quem tem a pele um pouco mais escura e tem o costume de espremer as bolinhas, já deve estar ciente de que esse ato (que no início é um grande alívio) pode trazer consequências: manchas na pele.

Para evitar essas manchas, procure usar protetor solar todos os dias. Dê preferência para produtos com, no mínimo, FPS fator 30 e que sejam específicos para o rosto.

O uso de protetor é fundamental, pois ajuda em diversos sentidos. Além de prevenir o câncer de pele e manchas, o protetor mantém a sua pele hidrata, mas, ao mesmo tempo, também controla a oleosidade. Consequentemente, a probabilidade de você ter espinhas diminui.

Caso a marca no seu rosto já seja antiga, então é recomendado que você faça algum procedimento como o peeling ou passar cremes clareadores. Nesses casos, é essencial consultar um dermatologista e realizar os procedimentos de forma adequada. Caso o contrário, os resultados podem ser negativos.

• Como evitar espinhas

Há diversas formas de evitar a espinha, mesmo que você tenha uma pele muito oleosa. Indiretamente, todas as medidas de precaução combatem a oleosidade e, consequentemente, as inflamações.

Há algumas coisas fundamentais que você deve fazer para se livrar dos pontinhos vermelhos: dormir bem, manter uma rotina de skin care, alimentar-se bem e passar protetor.

Dormir bem só traz benefícios à saúde, incluindo benefícios à pele. Quem dorme mal tem mais olheiras, a pele envelhece mais rapidamente e as chances de você ter espinha também aumentam.

Manter a pele limpa é uma das medidas mais importantes. Ao se levantar, sempre lave o rosto com água em temperatura ambiente (se tiver algum sabonete exclusivo para o rosto, use-o também) e passe o protetor logo em seguida.

Sobre o uso do protetor, usá-lo apenas uma vez de manhã não é suficiente. No horário de almoço dê uma retocada, isso irá garantir a sua proteção. Para dormir, lave o rosto novamente e passe um creme noturno antioleosidade.

A alimentação saudável, assim como boas noites de sono, é fundamental para uma pele saudável (em TODOS os aspectos). Busque diminuir o consumo de frituras, refrigerantes, carnes gordurosas e doces. Aposte em saladas, frutas, alimentos integrais e beba muita água.

Como combater a espinhas?

Aqueles que já sofrem com problemas frequentes com espinha, mesmo tendo mudado os hábitos citados acima, devem recorrer a outras formas de tratamento. As principais delas são:

• Niacinamida

A Niacina é uma vitamina presente no complexo B e possui grande ação anti-inflamatória, consequentemente, os pontinhos vermelhos começam a desaparecer (além disso, qualquer vitamina faz bem à saúde).

• Ácido salicílico

O ácido Salicílico é um beta-hidroxiácido e se comporta como um esfoliante e, além disso, controla o nível de sebo. Ele também tem ação anti-inflamatória e sua ação esfoliante atua removendo as células mortas. A dica é optar por um sabonete contendo a substância para lavar o rosto.

• Ácido glicólico

Esta substância é responsável pela renovação celular das camadas da pele e funciona como espécie de peeling, consequentemente, o aparecimento de espinhas diminui.

• Retinol

Este provém da Vitamina A e traz inúmeras vantagens às peles que apresentam problemas dermatológicos.  Remove as células mortas, diminui o tamanho dos poros, ameniza a aparência de cicatrizes e, além disso, evita o envelhecimento da pele.

• Anticoncepcional para acne

Os anticoncepcionais não fazem muito bem à saúde, afinal, nenhum medicamento faz. No entanto, ele é muito bom para regular os hormônios e isso faz com que as espinhas diminuam.

Para todos esses tratamentos é recomendado que você consulte um dermatologista (ou um ginecologista, no último caso) para que este indique o melhor tratamento para o seu caso em específico.

Principais dúvidas

• É recomendado lavar o rosto várias vezes ao dia? 

Espinhas

Nós falamos aqui o quão importante é manter o seu rosto limpo e sem impurezas que podem obstruir os poros, mas será que isso significa que quanto mais você lavar o seu rosto, menor será a probabilidade de ter acne?

Isso é um grande engano. Quando você lava muitas vezes o seu rosto (principalmente quando o faz sem os produtos destinados para a área do rosto), a camada hidratante da sua pele também é eliminada. Qual o resultado?

O seu corpo começa a produzir mais oleosidade na tentativa de suprir esse déficit de hidratação. Consequentemente ocorre a maior formação de espinhas. Por isso que não é recomendado fazer esfoliação mais de duas vezes na semana.

• As espinhas secam ao ficar no sol?

Muitas pessoas tem a impressão de que ficar ao sol seca as espinhas, mas perante tudo o que já falamos aqui, você deve imaginar que isso não passa de um mito, não é mesmo?

O sol contribui para a inflamação dos poros, dessa forma, sempre passe protetor e tome sol apenas nos horários recomendados (antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde).

• Exercício físico ajuda a diminuir os problemas de pele?

Sim! A prática regular de atividades físicas faz bem para a pele e reduz o nível de acne (principalmente no rosto). Os exercícios físicos diminuem o nível do hormônio cortisol, o qual é um dos responsáveis pelas inflamações.

Além do mais, fazer academia ou qualquer outro tipo de atividades faz muito bem à saúde física e saúde mental. Como um dos seus benefícios é aliviar o estresse, também diminui as chances de ter problemas com acnes de forma indireta.

• Chocolate é o maior inimigo? 

Espinhas

O chocolate é conhecido como um dos maiores vilões quando o assunto é espinha, mas será que isso procede? É preciso entender que o grande vilão não é o cacau em si, mas, sim, a quantidade de açúcar que é acrescentada na linha de produção do produto.

Chocolate ao leite ou chocolate branco possuem muito açúcar e, como já foi dito, esse é o tipo de alimento que você deve evitar para prevenir as inflamações dos poros.

Se você é daqueles que ama chocolate e não consegue viver sem (principalmente nos períodos de TPM) fique tranquilo, pois há uma solução! É só optar pelo chocolate meio amargo.

Quanto maior o teor de cacau, menor a quantidade de açúcar. O ideal é que você consuma chocolate com mais de 60% de cacau. Além de não ser precursores da acne, também engorda menos e é mais saudável.

• O período menstrual interfere?

Nós já falamos sobre isso por aqui e a resposta é bem simples: sim, a menstruação interfere ? e muito ? no aspecto da pele. Ocorre alteração nos níveis hormonais e, consequentemente, isso propícia o aparecimento da acne.

Resumindo, problemas dermatológicos desse tipo acometem a maioria das pessoas, em todos os lugares do mundo e em todas as idades. No entanto, há maneiras de preveni-los e também tratá-los.

Mesmo que já esteja fazendo um tratamento medicamentoso ou com vitaminas, não deixe de manter os hábitos naturais para se livrar das espinhas e, de quebra, ainda melhorar a sua qualidade de vida.







ATENDIMENTO ON-LINE LIGUE AGORALIGUE AGORA 41 3026.2626
AGENDE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Agende sua Avaliação Grátis e saiba mais sobre estes e outros tratamentos de Estética Avançada Vitaclin.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS


Receba nossas
novidades e ofertas




MAIS BUSCADOS

Limpeza de pele por hidrossucção
Toxina Botulínica
Peeling de Ácido Retinóico
Celulite
Depilação a Laser
Gordura na axila
Carboxiterapia
Vita Lipo

MAIS ACESSADOS

Preenchimento com Ácido...
Estrias
Calvície
Peeling medios
Rugas
Luz Pulsada
Escleroterapia
Mesoterapia

PROCEDIMENTOS

Estética Facial
Estética Corporal
Spa/Massagem
Depilação a laser

INSTITUCIONAL

Sobre Nós
Fale Conosco

AVALIAÇÃO GRATUITA

41 3026.2626
41 98777.0003

Av Sete de Setembro, 5881 Batel, Curitiba - PR