ESTRIAS - VITACLIN

Estrias

VitaclinEstética CorporalEstrias

Estrias

As estrias podem surgir em diversas partes do corpo. No entanto, é possível preveni-las e suavizá-las. Saiba como!

Informações básicas

• O que são estrias? 

Estrias 

As estrias são uma forma de cicatriz que ocorre no corpo pelo "rompimento" da pele. São as famosas marcas em formato de listras que se formam na superfície da pele. O problema acomete tanto homens quanto mulheres e pode ser observado principalmente na região da barriga, glúteos e das pernas.

A principal causa para o surgimento das estrias é o estiramento excessivo da pele. Esse estiramento normalmente é causado por processos de oscilação de peso exagerados, que causam o rompimento das fibras de sustentação da pele.

As estrias também podem aparecer em pessoas que tiveram um crescimento acelerado durante a puberdade, que aumentaram os músculos excessivamente com a prática de exercícios físicos ou que colocaram próteses sob a pele.

Com o rompimento das fibras elásticas de sustentação, a pele acaba cedendo e criando fissuras. As bordas dessas fissuras, por sua vez, cicatrizam e resultam nas marcas conhecidas como estrias

• Tipos de estrias: brancas e vermelhas 

Estrias

Existem dois tipos de estrias: as estrias brancas e as estrias vermelhas ou arroxeadas. Cada uma delas exige um tipo de cuidado e tratamento distinto. Por esse motivo, é importante entender as diferenças entre elas.

A coloração vermelha ou arroxeada das estrias indica que elas são recentes e que ainda existe circulação sanguínea no local. É a melhor fase para iniciar o tratamento, com maiores chances de resultado. 

Estrias 

As estrias que possuem coloração branca, por sua vez, já não apresentam ação inflamatória. Podem ser lisas ou com textura. A eliminação é mais difícil, mas é possível suavizar as marcas. 

Sobre os tratamentos para estias

• Quais são os principais tratamentos para estrias?

Os tratamentos indicados para o tratamento das estrias podem variar de acordo com o grau de cicatrizes presentes na pele, ou mesmo com o tipo de pele apresentada pelo paciente.

Em geral, os principais procedimentos estéticos utilizados para suavizar ou eliminar as marcas das estriais são: a carboxiterapia, o peeling de diamante, a radiofrequência e a luz pulsada e outros tipos de lasers. 

• O que é carboxiterapia? 

Estrias 

A carboxiterapia é um procedimento que consiste na infusão de gás carbônico em diferentes camadas da pele. O objetivo do tratamento é melhorar a oxigenação e a circulação sanguínea, além de estimular o metabolismo celular.

Em contato com a pele, o gás carbônico oxigena o tecido subcutâneo e ajuda na renovação das fibras elásticas e na revitalização da pele.

No caso das estrias, a carboxiterapia provoca um processo inflamatório conhecido como barotrauma. O barotrauma causa um machucado dentro da estria que, ao descamar, afina e suaviza o aspecto delas.

A aplicação da carboxiterapia é indicada para o tratamento de diversos problemas estéticos como, por exemplo: marcas de estrias e celulites, flacidez corporal, gordura localizada e olheira.

Os principais benefícios oferecidos pela carboxiterapia são: aumento do fluxo sanguíneo no local aplicado, estimulação da produção de colágeno, aceleramento do metabolismo, suavização de cicatrizes e queima de gordura.

• O que é peeling de diamante? 

Estrias 

O peeling de diamante é um conhecido procedimento estético que promove uma leve esfoliação na pele. Essa esfoliação possibilita a remoção da camada superficial da pele, o que favorece a circulação sanguínea e a elasticidade.

O peeling de diamante é realizado com a utilização de um equipamento que possui uma ponteira de diamante. A ponteira desliza sobre a pele, com o objetivo de promover uma esfoliação.

Essa ponteira de diamante é conectada a um aparelho que provoca um vácuo para puxar a pele. Em seguida, ocorre a compreensão da pele contra o diamante, tornando a esfoliação mais efetiva.

Além do tratamento das estrias, o peeling de diamante é um procedimento estético indicado para pessoas que apresentam pele oleosa, cicatriz de acne, manchas, sardas e pequenas rugas.

Entre os inúmeros benefícios, o peeling de diamante oferece: estímulo na formação de colágeno, regeneração celular, remoção das camadas mortas da pele, além de um aspecto mais bonito, macio e saudável.

 • O que é radiofrequência?

 Estrias 

Considerada um tratamento de última geração, a radiofrequência utiliza uma tecnologia tripolar. O objetivo do tratamento é aumentar a temperatura do tecido da pele, o que resulta em diversas reações fisiológicas.

O equipamento utilizado durante a radiofrequência emite poderosas ondas de energia. Essas ondas são geradas por uma corrente elétrica alternada, que é capaz de aquecer as camadas mais profundas da pele.

A alta temperatura da pele, alcançada após a aplicação do equipamento de radiofrequência, estimula a circulação sanguínea no local de aplicação. Desse modo, ocorre uma renovação na produção de colágeno, melhorando o aspecto da pele.

A radiofrequência é um tratamento recomendado para os pacientes que apresentam flacidez corporal, rugas, celulites e estrias. O procedimento também apresenta resultados satisfatórios em casos de fibroses e aderências cicatriciais.

Em relação aos benefícios oferecidos pela radiofrequência, destacam-se: estimulação na produção de colágeno, melhora na elasticidade e na firmeza da pele, melhora no contorno corporal e suavização no aspecto das celulites.

• O que é luz pulsada? 

Estrias 

A luz pulsada é um tratamento estético bastante eficaz para eliminar marcas e machas do envelhecimento, rugas finas, linhas de expressão, olheiras, vasinhos na face, acne ativa e estrias vermelhas.

O aparelho utilizado durante o procedimento emite luz e calor, que são baseadas na distribuição de energia pelos locais onde são aplicadas. A aplicação progressiva da luz pulsada contribui para o rejuvenescimento da pele.

A luz pulsada pode ser aplicada em qualquer área do corpo. Entre os seus benefícios, é possível citar como exemplos: recuperação imediata, suavização de manchas e marcas do envelhecimento e aumento na produção de colágeno.

Além disso, a aplicação da luz pulsada também promove o fechamento dos poros, elimina bactérias causadoras de acne, melhora a textura, a elasticidade e a firmeza da pele

• Qual a duração dos tratamentos?

A carboxiterapia, o peeling de diamante, a radiofrequência e a luz pulsada podem ser realizados de duas a três vezes por semana. O intervalo entre as sessões pode variar conforme a indicação profissional.

Em relação ao número de sessões adequado, de modo geral são recomendadas até 10 sessões. No entanto, esse número pode variar de acordo com o caso apresentado.

• Quais os cuidados recomendados após os tratamentos?

A carboxiterapia é um procedimento estético que pode ocasionar certo inchaço no local de aplicação. Apesar disso, os quatro procedimentos não apresentam recomendações específicas.

 Perguntas frequentes sobre Estrias

Estrias • É possível prevenir as estrias?

Uma das principais causas para o surgimento das estrias é a perda de elasticidade da pele. Por esse motivo, uma das formas para prevenir o aparecimento das marcas é cuidar da hidratação.

Para que isso seja possível, além de ingerir bastantes líquidos, é preciso utilizar cremes que sejam compostos por substâncias que estimulem a flexibilidade dos tecidos.

• Apenas mulheres sofrem com estrias?

Não. As mulheres representam a maioria dos casos, mas o problema pode afetar ambos os sexos.

• Os hormônios interferem no surgimento das estrias?

Sim. Por exemplo, a produção de estrogênio desencadeia um processo conhecido como catabolismo. O catabolismo gera uma degradação na elastina, que dá firmeza e sustentação à pele. Dessa forma, o surgimento das estrias fica facilitado.

• O esticamento excessivo da pele gera estrias?

Sim. As estrias são o resultado do rompimento das fibras de elastina e colágeno, que dão sustentação à pele. Por esse motivo, quando ocorre um estiramento rápido a pele não consegue voltar à forma original.

• É mais fácil tratar as estrias vermelhas?

Sim. As estrias vermelhas são mais recentes e o tecido ainda possui fibra elástica. Assim, o recondicionamento da pele é mais rápido, além de ocorrer uma diminuição nos espaços entre os sulcos.

• E as estrias brancas: é possível eliminá-las?

As estrias brancas são mais antigas e já cicatrizaram. Por esse motivo, o grau de rompimento das fibras já é mais avançado. No entanto, existem tratamentos como a carboxiterapia que são capazes de suavizar as marcas.

• A hidratação da pele previne estrias?

Sim. A lubrificação da camada mais externa da pele é importante para deixa-la mais flexível. É recomenda a utilização de cremes à base de ureia e óleo de amêndoas nesses casos.

• Usar cremes previne o surgimento das estrias?

É importante que o uso de cosméticos ou dermocosméticos seja orientado por um médico dermatologista. Afinal, cada pessoa possui características e um tipo de pele distinto.

• É possível prevenir o surgimento das estrias durante a gravidez? 

Estrias 

Sim, é possível. O aparecimento das marcas características das estrias durante a gravidez é muito comum, porém nem todas as grávidas desenvolvem esse tipo de problema.

Durante a gravidez, as estrias são resultado de uma combinação de fatores: aumento na produção de hormônios, ganho de peso e alongamento do abdômen, por exemplo, contribuem para o quadro.

Entre as medidas preventivas para evitar o surgimento das estrias é possível destacar: uma alimentação balanceada (o que pode evitar o ganho de peso), beber bastante água, praticar exercícios físicos e hidratar a pele (mamas, abdômen, coxas e glúteos).

• É impossível remover estrias depois de formadas?

Há muita controvérsia sobre o assunto, há quem diga que hoje (2019) já existam tratamentos que consegue reduzir 85 a 90% de estrias brancas em pele negra.

Nossa opinião, por enquanto é que SIM, não há ainda uma solução definitiva para estrias. Apesar disso, hoje em dia existem inúmeros tratamentos estéticos que apresentam resultados efetivos na redução e suavização das estrias. Consulte nossos profissionais para que eles possam indicar a melhor opção.

• O sol pode clarear as marcas das estrias?

Não, pelo contrário. A exposição da pele aos raios solares pode até piorar o aspecto das estrias no corpo. Os raios solares destroem o colágeno da pele, além de envelhecerem o aspecto dela.

Por esse motivo, para evitar o fotoenvelhecimento e o surgimento de manchas e outras marcas, é preciso fazer uso constante de proteção solar e evitar tempos prolongados de exposição ao sol.

• Massagem e hidratação melhoram o aspecto das estrias?

A hidratação da pele afetada pelas estrias é uma excelente forma de amenizar o aspecto das listras, especialmente quando elas ainda apresentam coloração avermelhada ou arroxeada.

Utilize cremes hidratantes específicos para essa finalidade e massageie constantemente a região. Procure orientação de um dermatologista para escolher a melhor opção de creme hidratante para o seu tipo de pele.

• As estrias podem surgir em qualquer parte do corpo?

Sim, podem. O surgimento das estrias é mais comum em regiões do corpo que possuem tendência para armazenar mais gordura, como as coxas, os quadris, as pernas e os glúteos.

No entanto, outras partes do corpo podem ser acometidas pelas listrinhas das estrias, como é o caso do rosto. Ou seja: qualquer região em que a pele for esticada excessivamente pode sofrer com as estrias.

• Pessoas magras podem ter estrias?

Sim, podem. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam as estrias também podem aparecer em pessoas magras. O processo de estiramento e rompimento das fibras de sustentação da pele também acomete pessoas de todos os pesos.

• Coçar a pele pode causar estrias? 

Estrias 

Não. A coceira na pele pode ser ocasionada por diversos fatores como, por exemplo, o estiramento da pele que pode ocasionar a formação das estrias. Por esse motivo, é possível dizer que as estrias causam coceira e não o contrário.

• O chamado “efeito sanfona” pode ocasionar estrias?

Sim, pode. O “efeito sanfona” consiste em um processo de ganho e perda de peso constante e repentino. Essa situação provoca o esticamento da pele sem que as fibras consigam retornar ao seu estado natural.

Quando uma pessoa engorda a pele é distendida. Quando emagrece, no entanto, os tecidos da pele afrouxam, resultando em marcas de estrias. Por esse motivo, é preciso manter bons hábitos alimentares e controlar os hormônios.

• A alimentação contribui para o aparecimento de estrias?

De certa forma, sim. Uma alimentação inadequada pode proporcionar um ganho de peso excessivo. Nesses casos, ocorre o esticamento da pele e a formação de estrias e celulites pode ser facilitada.

Muitas pessoas acreditam que o consumo excessivo de refrigerantes pode provocar o surgimento das estrias. No entanto, não existe relação direta entre as duas coisas.

O consumo de refrigerantes e outros tipos de alimentos calóricos em excesso é bastante prejudicial, mas não é responsável pelas estrias. Cuide da alimentação e mantenha a hidratação em dia.

• Quem devo procurar para tratamento de estrias: um dermatologista ou esteticista?

O único profissional indicado para realizar diagnósticos e prescrever remédios para a pele é o médico dermatologista. Por esse motivo, é sempre ideal procurar um Dermatologista

No entanto, profissionais especializados em estética (biomédicos, dermatofuncional, esteticistas) também diagnosticam e realizam tratamentos conforme a complexidade. Procure clínicas dermatológicas ou estéticas com ampla reputação no mercado. 






ATENDIMENTO ON-LINE LIGUE AGORALIGUE AGORA 41 3026.2626
AGENDE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Agende sua Avaliação Grátis e saiba mais sobre estes e outros tratamentos de Estética Avançada Vitaclin.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS


Receba nossas
novidades e ofertas




MAIS BUSCADOS

Limpeza de pele por hidrossucção
Toxina Botulínica
Peeling de Ácido Retinóico
Celulite
Acne
Depilação a Laser
Gordura na axila
Carboxiterapia

MAIS ACESSADOS

Vita Lipo
Preenchimento com Ácido...
Estrias
Calvície
Peeling medios
Rugas
Luz Pulsada
Escleroterapia

PROCEDIMENTOS

Estética Facial
Estética Corporal
Spa/Massagem
Depilação a laser

INSTITUCIONAL

Sobre Nós
Fale Conosco

AVALIAÇÃO GRATUITA

41 3026.2626
41 98777.0003

Av Sete de Setembro, 5881 Batel, Curitiba - PR